Por Danilo Bezerra – dnlbzrr@gmail.com
Interface
A NVIDIA anunciou nesta terça-feira (15) a chegada da tecnologia DLSS 4 com Multi Frame Generation a três novos títulos: RoboCop: Rogue City – Unfinished Business, a terceira temporada de Marvel Rivals e a nova atualização de War Thunder. As melhorias prometem acelerar o desempenho gráfico e elevar a qualidade visual dos jogos em placas da linha GeForce RTX.
A seguir, confira os detalhes de cada lançamento e como a tecnologia da NVIDIA impacta a experiência dos jogadores:
RoboCop: Rogue City – Unfinished Business
Ambientado entre os filmes RoboCop 2 e RoboCop 3, o game da Nacon permite que jogadores revivam a Velha Detroit com rostos e cenários clássicos da franquia. Com dublagem original de Peter Weller, o título já era compatível com tecnologias como DLSS Frame Generation, DLSS Super Resolution, DLAA e NVIDIA Reflex desde seu lançamento inicial.
A expansão Unfinished Business, que será lançada em 17 de julho, eleva ainda mais o nível gráfico ao incluir DLSS 4 com Multi Frame Generation. A tecnologia incorpora um novo modelo de inteligência artificial com base em transformadores, potencializando ainda mais as taxas de quadros e a nitidez das imagens, especialmente em placas da série GeForce RTX 50.
Marvel Rivals – Terceira Temporada
Com o início da temporada marcada pelo surgimento de Knull e a chegada da poderosa Jean Grey como personagem jogável, Marvel Rivals também ganha um novo mapa baseado em Klyntar, o planeta simbionte do universo Marvel.
A terceira temporada introduz o DLSS 4 com Multi Frame Generation, que, aliado ao DLSS Super Resolution, é capaz de multiplicar as taxas de quadros em até cinco vezes, segundo a NVIDIA. O suporte ao NVIDIA Reflex também garante redução de até 55% na latência, otimizando a jogabilidade competitiva e fluida, essencial em jogos do gênero.
War Thunder – Atualização Leviathans
Presente entre os 20 jogos mais jogados da semana no Steam, War Thunder se destaca por sua ampla gama de veículos militares detalhadamente recriados. Com a nova atualização intitulada Leviathans, o título da Gaijin Entertainment passa a integrar o DLSS 4 com Multi Frame Generation.
A novidade beneficia especialmente os jogadores com GPUs GeForce RTX Série 50, que poderão alcançar taxas de quadros significativamente superiores. Já os usuários da linha RTX 40 continuam com acesso ao DLSS Frame Generation, com suporte para resoluções elevadas, Ray Tracing e níveis máximos de detalhe.
DLSS 4 com Multi Frame: o que muda?
A sigla DLSS significa Deep Learning Super Sampling – uma tecnologia da NVIDIA baseada em inteligência artificial que melhora a performance e a qualidade de imagem dos jogos, sem exigir tanto poder bruto das GPUs. A versão 4, com Multi Frame Generation, representa um salto significativo, ao utilizar dados de múltiplos quadros anteriores para gerar novos quadros intermediários com mais precisão e fluidez.
Segundo a NVIDIA, a combinação com o novo modelo de IA baseado em transformadores permite uma representação visual ainda mais fiel, beneficiando especialmente títulos com muitos elementos em movimento, como jogos de tiro e ação em ritmo acelerado.
Foto: Divulgação

Sobre Danilo Bezerra, colunista do Por Dentro do RN
Interface é a coluna onde tecnologia, aviação, sociedade e educação se cruzam. Um espaço para refletir sobre como a inteligência artificial transforma nossas rotas, como as inovações decolam (ou colapsam) no setor público e privado, e como tudo isso impacta a forma como aprendemos, nos movemos e nos conectamos. Aqui, análise crítica e informação qualificada ganham altitude.






