Gerson Gusmão assume o América-RN após saída conturbada de Moacir Júnior

Gerson Gusmão assume o América-RN após saída conturbada de Moacir Júnior

Novo técnico já está regularizado e deve comandar o time contra o Treze; Moacir criticou falta de transparência na condução da demissão

O América-RN anunciou oficialmente, na noite desta sexta-feira (18.jul.2025), a contratação do técnico Gerson Gusmão para a sequência da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele chega para substituir Moacir Júnior, desligado do comando técnico após uma reunião com a diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que gere o clube.

Gusmão, de 51 anos, desembarca em Natal neste sábado (19.jul) e está regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), estando apto a comandar o time rubro no duelo contra o Treze, no domingo, em Campina Grande. A previsão é que ele viaje com a delegação ainda neste sábado.

O novo treinador possui experiência na competição e um histórico de acessos e conquistas. No currículo, acumula três acessos e dois títulos nacionais: a Série D de 2017 e a Série C de 2018, ambos pelo Operário-PR. Em 2023, conduziu o Caxias à Série C. Gusmão também comandou equipes como Botafogo-PB, Remo, River-PI, Floresta, Confiança e, em 2025, teve passagens por Aparecidense, Linense e Sampaio Corrêa.

A troca no comando técnico do América ocorre mesmo com a equipe classificada para a próxima fase da Série D. No entanto, a decisão foi tomada após dois empates consecutivos sem gols contra Santa Cruz e Central, que evidenciaram um momento de instabilidade no desempenho da equipe.

A saída de Moacir Júnior, oficializada na manhã de sexta-feira, foi acompanhada por declarações do próprio treinador, que questionou a forma como a diretoria da SAF conduziu sua demissão. Em nota divulgada por sua assessoria, Moacir afirmou ter sido surpreendido pela decisão, apontando “falta de transparência” por parte da gestão.

O ex-treinador destacou ter cumprido com os objetivos estabelecidos, mencionando as conquistas do Campeonato Potiguar em 2019 e 2025, além da classificação da equipe à segunda fase da Série D, apesar das limitações no elenco e dificuldades para novas contratações.

Segundo Moacir, houve negociações com outro técnico antes mesmo que sua saída fosse oficializada, o que classificou como uma atitude desrespeitosa. Ele afirmou ainda que o CEO do clube, Vitor Arteiro, tentou evitar a demissão, mas a decisão foi imposta pela cúpula da SAF.

“É lamentável que uma gestão que se apresenta como símbolo de profissionalismo tenha conduzido sua saída de forma pouco transparente, abrindo negociação com outro treinador sem definir a saída de Moacir Júnior”, diz um trecho da nota.

Na mesma nota, o treinador agradeceu à torcida pelo apoio e afirmou deixar o América com a “consciência tranquila” e “de cabeça erguida”.

Confira a nota oficial divulgada por Moacir Júnior na íntegra:

NOTA OFICIAL – MOACIR JÚNIOR

O técnico Moacir Júnior recebeu com surpresa e profunda decepção a notícia de seu desligamento do comando técnico do América Futebol Clube.

Moacir Júnior encerra sua passagem no América com a consciência tranquila de quem entregou resultados e história. Bicampeão potiguar — com títulos em 2019 e agora em 2025 —, o treinador também garantiu a classificação da equipe para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, mesmo diante de inúmeras adversidades no que tange as contratações.

Em todos os momentos, esteve aberto ao diálogo e se dispôs a se adaptar aos processos internos impostos pela SAF, priorizando o clube e sua torcida.

É lamentável que uma gestão que se apresenta como símbolo de profissionalismo tenha conduzido sua saída de forma pouco transparente, abrindo negociação com outro treinador sem definir a saída de Moacir Júnior.

Importante ressaltar que o CEO do América, Vitor Arteiro, em reunião com o treinador na noite de ontem, demonstrou total empenho e esforço em manter Moacir no cargo, mesmo diante da pressão exercida pela SAF. Arteiro, de forma íntegra, tentou até o fim reverter a decisão imposta de cima para baixo, e merece o devido reconhecimento por sua postura correta e profissional.

Moacir Júnior deixa o América de cabeça erguida, agradecendo de coração à torcida rubra pelo apoio e carinho, com a certeza de que entregou tudo e mais um pouco ao clube. Segue sua trajetória com a mesma dignidade e competência que o tornaram um dos grandes treinadores do futebol brasileiro.

Foto: Reprodução/Sampaio Correa/Arquivo / Gabriel Leite/América RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber