Nova configuração viária na zona Sul entra em operação com ajustes assistidos por 15 dias
A Prefeitura de Natal liberou, na manhã deste sábado (2.ago.2025), o tráfego na área ampliada do Binário Jaguarari/São José, localizado na zona Sul da capital. A medida marca o início da operação da nova configuração viária implementada dentro do plano de mobilidade urbana da cidade.
O binário foi planejado com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, aumentar a segurança viária e reduzir o tempo de deslocamento na região, que registra uma média de 25 mil veículos por dia. Com a requalificação, a expectativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) é de que os motoristas tenham um ganho médio de tempo de até 12 minutos nos deslocamentos pela área.

A nova configuração contempla a reorganização dos sentidos das vias, inclusão de ciclofaixa e calçadas acessíveis, além da ampliação de 6,36 km da malha cicloviária. O trecho passa a funcionar com apoio de uma operação assistida que terá duração de 15 dias. Nesse período, agentes de mobilidade estarão no local orientando motoristas e pedestres.
“O binário traz uma qualidade enorme para esse trecho. Ainda estamos fazendo pequenos ajustes, com uma operação assistida que vai durar 15 dias. O objetivo, dentre outros pontos, é orientar o trânsito. Essa é uma obra completa em termos de mobilidade, inclusive, com ciclofaixa”, declarou Newton Filho, secretário adjunto de trânsito da STTU.

A implantação do binário integra o plano de reestruturação viária da capital potiguar, que prevê intervenções em diversos corredores de tráfego com foco na melhoria da acessibilidade e no incentivo ao uso de meios de transporte alternativos.
Entre as melhorias executadas estão:
- Ampliação de 6,36 km de ciclofaixas integradas à malha existente;
- Implantação de rampas e calçadas dentro das normas técnicas de acessibilidade;
- Alterações nos sentidos das avenidas Jaguarari e São José para formar o binário;
- Redução de tempos semafóricos para maior fluidez nas vias principais.
Segundo a STTU, os primeiros dias da operação assistida são fundamentais para adaptação dos motoristas à nova organização das vias. Painéis informativos e agentes de trânsito foram posicionados em pontos estratégicos para facilitar a orientação.
A obra, segundo a prefeitura, foi planejada com base em estudos técnicos de tráfego, com foco em segurança viária, acessibilidade e integração com o sistema cicloviário da cidade. O novo traçado também deve beneficiar o transporte público, com a redução de conflitos viários em cruzamentos e pontos de parada de ônibus.
Foto: Magnus Nascimento/STTU / Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







