Escalas médicas são regularizadas nas unidades de saúde de Natal

Escalas médicas são regularizadas nas unidades de saúde de Natal

Prefeitura afirma que atendimento foi normalizado após mudança na contratação de profissionais

Escalas médicas são regularizadas nas unidades de saúde de Natal

A Prefeitura de Natal informou que as escalas médicas nas unidades de saúde da capital foram regularizadas após problemas registrados no início de setembro. A situação ocorreu devido à transição na contratação de médicos terceirizados, que deixou de ser feita pela empresa Coomed e passou a ser realizada pelas empresas Justiz e Proseg, vencedoras de licitação promovida pelo Município.

Segundo a gestão municipal, a normalização das escalas resultou em redução no tempo de espera e na superlotação das unidades. Na manhã de quinta-feira (11), o prefeito Paulinho Freire e o secretário de Saúde, Geraldo Pinho, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança, onde afirmaram que todas as UPAs estão com escalas completas.

Na UPA de Cidade da Esperança, foram registrados 3.997 atendimentos nos primeiros dias de setembro, com picos de mais de 500 atendimentos diários. A média foi de cerca de 18 atendimentos por hora. A Secretaria de Saúde informou que o tempo de espera caiu de seis horas para aproximadamente 60 minutos. A superlotação interna também foi reduzida pela metade, passando de cerca de 100 pacientes aguardando transferência para 50.

A situação também foi considerada normalizada em outras unidades, como o Hospital dos Pescadores e o Centro Clínico José Carlos Passos. No Hospital dos Pescadores, as filas foram zeradas em diversos turnos. No Centro Clínico, que chegou a registrar falta de cardiologista, a escala foi recomposta.

Funcionários da direção do Centro Clínico, localizado na Ribeira, confirmaram que não há falta de cardiologista no momento. Na UPA de Cidade da Esperança, relatos de pacientes sobre o atendimento variam. Alguns afirmam que não perceberam mudanças, enquanto outros notaram maior agilidade na triagem.

O diretor da UPA de Cidade da Esperança, Ricardo Pinto, afirmou que há melhoria no fluxo de atendimento em todos os setores da unidade, com salas de internamento praticamente vazias tanto na pediatria quanto na área adulta.

Por outro lado, o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed), por meio de seu presidente Geraldo Ferreira, contestou as informações da Prefeitura. Segundo ele, as escalas continuam incompletas, com médicos acumulando funções em diferentes áreas, como sala vermelha, sala amarela e pronto-atendimento. Ele também apontou que escalas de pediatria estão sendo cobertas por profissionais de outras especialidades e que, em unidades de terapia intensiva, os plantões não estão sendo realizados por intensivistas. Nas maternidades, há casos de cirurgiões gerais atuando no lugar de obstetras.

Além da questão das escalas médicas, a rede de saúde de Natal enfrenta discussões sobre a terceirização da gestão das quatro UPAs por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS). A Justiça do Rio Grande do Norte determinou a suspensão dos editais de convocação pública lançados pela Prefeitura, alegando falta de dados objetivos e indicadores mensuráveis nos estudos técnicos apresentados.

O prefeito Paulinho Freire afirmou que a suspensão foi uma iniciativa da própria gestão, que busca entendimento com o Tribunal de Contas do Estado para garantir a contratação adequada. O secretário Geraldo Pinho informou que não há cronograma definido para a retomada do processo, mas que há diálogo com o Ministério Público de Contas e o TCE para viabilizar a implementação da gestão por OSS.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado