Cine Sementeira recebe inscrições de filmes até 15 de setembro

Cine Sementeira recebe inscrições de filmes até 15 de setembro

Filmes vão compor as mostras cinematográficas itinerantes do novo projeto do Kurta na Kombi

Cine Sementeira recebe inscrições de filmes até 15 de setembro

Realizadores audiovisuais podem inscrever até dia 15 de setembro curtas metragens com até 20 minutos para compor as mostras cinematográficas itinerantes do ‘Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema’, novo projeto do Kurta na Kombi. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/wV4PRqepLK2NxBtA7.

O Cine Sementeira propõe um olhar para o cinema brasileiro como semente fecunda para reflorestar imaginários. As mostras, realizadas em assentamentos rurais e comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte, valorizam narrativas audiovisuais de temática socioambiental, que reconhecem os modos de vida e as lutas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O projeto destaca o papel fundamental dessas populações na preservação do meio ambiente, no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um futuro mais justo, igualitário e sustentável.

Critérios de participação

Podem participar das mostras filmes que atendam aos seguintes requisitos: produzidos no Brasil, com realizadores(as) que possuam nacionalidade brasileira ou sejam naturalizados(as); com temática socioambiental relacionada aos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais; curtas-metragens com duração máxima de 20 minutos, incluindo créditos; obras nos gêneros ficção, documentário, animação ou experimental; filmes finalizados entre janeiro de 2022 e julho de 2025.

Os filmes selecionados receberão um valor a título de licenciamento para exibição durante a programação do projeto, que será realizado em outubro e novembro. O regulamento completo está disponível no perfil do Kurta na Kombi no Instagram @kurtanakombi.

O projeto “Cine Sementeira: Reflorestar o Futuro com Cinema” é uma produção do Kurta na Kombi, com apoio do IDEMA RN, INCRA RN, Prefeitura Municipal de Taipu, Prefeitura Municipal de Touros, Prefeitura Municipal de Rio do Fogo e Prefeitura Municipal de Espírito Santo; realização Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura do RN, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Kurta na Kombi

O Kurta na Kombi é um coletivo, ponto de cultura, cinema itinerante e cineclube, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre movido a energia solar, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães