Allyson lidera disputa pelo governo com 39,4%, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu Xavier

Allyson lidera disputa pelo governo com 39,4%, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu Xavier

Pesquisa Exatus aponta Allyson Bezerra como favorito na corrida pelo Governo do RN em 2026

Allyson lidera disputa pelo governo com 39,4%, contra 27,4% de Rogério e 6,9% de Cadu Xavier

A pesquisa Exatus Consultoria e Pesquisa revelou os primeiros números da corrida para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte em 2026. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), lidera com destaque, mesmo sem ter oficializado sua candidatura.

O levantamento ouviu 2.029 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro, em todas as regiões do estado, e apresenta o cenário mais amplo até agora, considerando variáveis como sexo, idade, escolaridade e renda.

No cenário principal, Allyson aparece com 39,4% das intenções de voto, seguido pelo senador Rogério Marinho (PL) com 27,4%, e pelo secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier (PT), com 6,9%. 19,4% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo, e 7,1% não souberam responder.

Allyson lidera disputa pelo governo
Allyson lidera disputa pelo governo

Em outro cenário, substituindo Cadu Xavier pelo vice-governador Walter Alves (MDB), Allyson mantém a liderança com 39,1%, seguido por Rogério Marinho com 26,4% e Walter com 3,9%. Neste quadro, 22,9% votariam em branco ou nulo, e 8% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa também testou um cenário com o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e Cadu Xavier. Allyson amplia a vantagem, chegando a 45,8%, contra 12,9% de Álvaro e 7,1% de Cadu. Brancos e nulos somam 24,7%, e 9,7% não souberam responder.

Em uma simulação com Álvaro Dias e Walter Alves, Allyson mantém os 45,8%, seguido por Álvaro com 12,5% e Walter com 3,8%. Neste cenário, 27,8% votariam em branco ou nulo, e 10,3% não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados, Allyson Bezerra aparece com 13,1% das menções, seguido por Rogério Marinho com 10,4%. O “candidato de Fátima” foi citado por 3,7%, e Cadu Xavier por 1,8%. Outros nomes tiveram menções menores:

  • Styvenson Valentim (1,2%)
  • “Opção do PT” (0,5%)
  • “Operação Contra o PT” (0,4%)
  • Álvaro Dias (0,3%)
  • Natália Bonavides (0,3%)

Apesar das menções, a pesquisa mostra alta indefinição: 59,6% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam se a eleição fosse hoje, e 7,2% declararam voto branco ou nulo.

Além da disputa eleitoral, o levantamento também avaliou a popularidade das gestões estadual e federal no RN. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43,44% de aprovação e 47,19% de desaprovação, com 9,5% de indecisos.

Já a governadora Fátima Bezerra (PT) enfrenta 66,58% de desaprovação, com apenas 23,35% de aprovação. Outros 10,22% não responderam.

Foto: João Gilberto/ALRN/Divulgação/Prefeitura de Mossoró/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado