Procedimento foi realizado no HUOL em Natal; outro paciente segue na fila de espera
Um paciente que havia deixado de receber um rim após erro em procedimento no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, recebeu um novo órgão nesta quinta-feira (25). O transplante foi realizado na própria unidade hospitalar.
Segundo o HUOL, a cirurgia ocorreu sem intercorrências, e o paciente permanece internado em estado estável, em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme protocolo adotado em casos de transplantes.
Situação do outro paciente
O paciente que recebeu equivocadamente o rim destinado a outra pessoa recebeu alta nesta sexta-feira (26). Ele havia deixado a UTI no dia 22 de setembro e foi recadastrado como prioridade na lista nacional de transplantes.

“O paciente que havia recebido o transplante anterior permaneceu sob cuidados no HUOL e recebeu alta nesta sexta-feira (26). Ele foi recadastrado como prioridade na fila de transplantes, garantindo a continuidade do seu acompanhamento assistencial”, informou a unidade hospitalar em nota.
Na quinta-feira (25), o Ministério da Saúde confirmou que os dois pacientes voltaram à lista nacional de transplantes com prioridade.
Chegada do órgão
O novo rim utilizado no procedimento chegou a Natal no helicóptero Potiguar 02, da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, na tarde de quinta-feira (25).
De acordo com a secretaria, o órgão foi coletado no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, localizado em João Pessoa, na Paraíba.
O erro no transplante
O erro ocorreu no HUOL, após troca de pacientes com nomes semelhantes. Um deles recebeu o órgão destinado ao outro. Como não havia compatibilidade sanguínea, o paciente que recebeu o rim apresentou reação, precisou ser levado à UTI e teve o órgão retirado. O rim foi perdido.

O Ministério da Saúde informou que o paciente que recebeu o órgão errado terá assistência integral do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo atendimento clínico, psicológico e fornecimento de medicamentos.
O governo também confirmou que a falha aconteceu internamente, no hospital, durante o processo de convocação do paciente para o transplante.
Apurações em andamento
O HUOL, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu procedimento interno para apuração do caso.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que o hospital não procurou a delegacia para registrar ocorrência sobre o erro.
A coordenadora da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, Rogéria Medeiros, afirmou que a Central repassou corretamente o nome do paciente compatível ao hospital. Segundo ela, o órgão não é responsável pela convocação.
“A Central apenas gerencia a fila. Quando há um órgão disponível para doação, a Central avalia qual o paciente mais compatível e comunica o hospital. É o hospital que entra em contato com o paciente para dar prosseguimento ao procedimento”, explicou.
Em nota, o HUOL afirmou que “se solidariza com a família afetada e reafirma seu compromisso com a transparência, a qualidade da assistência e a segurança dos pacientes”, destacando que realiza transplantes de rim e de córnea desde 1998, com mais de 850 procedimentos realizados.
Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN / Sesed/RN/Divulgação
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