Edital da duplicação da BR-304 no RN será publicado em 10 de outubro

Edital da duplicação da BR-304 no RN será publicado em 10 de outubro

Primeira fase prevê 100 km de duplicação entre Mossoró, Assu, Macaíba e Riachuelo, com investimento de quase R$ 1 bilhão

O edital de licitação para a duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte, será publicado no dia 10 de outubro. O anúncio foi feito durante reunião da governadora Fátima Bezerra (PT) com a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília.

A primeira fase da obra contará com investimento de quase R$ 1 bilhão e contemplará a duplicação de aproximadamente 100 quilômetros da rodovia.

Trechos contemplados

De acordo com o Dnit, o Lote 1B abrangerá os municípios de Mossoró e Assu. Já o Lote 2D ligará o entroncamento da BR-226, na Reta Tabajara, em Macaíba, até o município de Riachuelo.

O diretor-geral do Dnit, Fabrício Galvão, informou que as obras devem começar ainda este ano, com prazo de conclusão estimado entre um ano e meio e dois anos.

“O cronograma levará em consideração os períodos chuvosos na região e as dificuldades de construção de uma obra de grande vulto, que será executada em pavimento rígido”, destacou Galvão.

Reta Tabajara

Outro anúncio relacionado à BR-304 foi a definição do edital para a conclusão da Reta Tabajara, no trecho da travessia urbana de Macaíba. Segundo o Dnit, o edital deverá ser publicado até o dia 15 de outubro.

Federalização de rodovias

Na mesma reunião, também foi discutido o processo de federalização de trechos de rodovias estaduais que irão compor a futura BR-104. Serão federalizados trechos das rodovias RN-118, RN-263, RN-104, RN-042 e RN-023.

A BR-104 ligará Macau, no Rio Grande do Norte, a Maceió, em Alagoas, passando ainda pela Paraíba e Pernambuco. No trecho potiguar, mais de 130 quilômetros serão federalizados.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho, o inventário do projeto e a manifestação ambiental já foram concluídos. Resta apenas uma nota técnica do Dnit para encerrar o processo burocrático e iniciar a federalização e a manutenção dos trechos que passarão a integrar a rodovia federal.

BR-110

Ainda durante a audiência com o Dnit, o governo do Rio Grande do Norte solicitou a elaboração do projeto executivo para implantação e pavimentação de um novo trecho da BR-110.

A proposta tem como objetivo criar uma nova ligação rodoviária entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. O traçado sugerido sairia do município de São Bento, na Paraíba, e entraria no território potiguar até a BR-427, na altura de Serra Negra do Norte.

Segundo Gustavo Coelho, a nova rodovia permitirá maior escoamento da produção dos municípios próximos de Serra Negra do Norte e contribuirá para a integração entre os dois estados.

Foto: Edsom Leite/MTPA / Wagner Lopes | CC / ASSECOM-RN

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