Natal prorroga Campanha Antirrábica e divulga estratégias de vacinação

Natal prorroga Campanha Antirrábica e divulga estratégias de vacinação

Vacinação contra raiva em cães e gatos segue até 31 de outubro com pontos fixos e agendamento domiciliar

Natal prorroga Campanha Antirrábica e divulga estratégias de vacinação

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vinculada ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), prorrogou a Campanha de Vacinação Antirrábica 2025 até o dia 31 de outubro. A medida amplia o prazo para que tutores de cães e gatos possam imunizar seus animais contra a raiva.

Até o dia 1º de outubro, foram vacinados 87.611 animais, sendo 51.842 cães e 35.769 gatos. O número representa 97,78% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que prevê a imunização de 89.600 animais — cerca de 80% da população estimada de 112 mil cães e gatos no município.

A vacinação é gratuita e destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que não tenham sido imunizados em 2025 e não estejam sob medicação nos últimos 30 dias. A aplicação da vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a raiva, doença infecciosa grave com letalidade próxima de 100%.

A transmissão da raiva ocorre principalmente por meio da saliva de animais infectados, geralmente através de mordidas. Também pode ocorrer por arranhões ou contato da saliva contaminada com feridas abertas ou mucosas.

Além dos pontos fixos de vacinação, a campanha contempla o atendimento domiciliar em locais com mais de cinco animais. Os tutores interessados podem agendar a visita até o dia 10 de outubro pelos canais disponíveis: telefone ou WhatsApp (84) 3232-8235, ou pelo aplicativo Natal Digital.

Natal prorroga Campanha
Natal prorroga Campanha

Locais fixos de vacinação

A vacinação está disponível nos seguintes locais:

  • Unidade de Vigilância de Zoonoses
    Av. das Fronteiras, 1526, Conjunto Santa Catarina, Potengi
    Horário: das 8h às 16h
  • Unidades de Saúde
    Segunda a quinta: das 8h às 12h e das 13h às 15h
    Sexta: das 8h às 12h
    • UBS Pajuçara – Rua Maracaí, s/n, Pajuçara
    • USF Panatis – Rua Milton Servita Brito, 994, Potengi
    • UBS São João – Av. Romualdo Galvão, 891, Tirol
    • Policlínica Oeste – Av. Pernambuco, 251 (por trás da UPA da Esperança)
    • UBS Satélite – Rua das Carnaúbas, Pitimbu

A campanha segue até o final de outubro com o objetivo de alcançar a meta de imunização e ampliar a cobertura vacinal no município. A iniciativa reforça a importância da prevenção da raiva e da proteção da saúde animal e humana.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado