Exposição Feito Potiguar une arte e solidariedade com ação em parceria com a Casa Durval Paiva

Exposição Feito Potiguar une arte e solidariedade com ação em parceria com a Casa Durval Paiva

Iniciativa destina renda obtida com a venda de souvenirs da marca para instituição referência no cuidado de crianças e adolescentes com câncer

Exposição Feito Potiguar une arte e solidariedade com ação em parceria com a Casa Durval Paiva

A exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN”, em exibição no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado, também é palco de solidariedade. Além de celebrar a cultura potiguar com a exibição de telas e peças artísticas, a mostra reverte a renda da venda dos souvenirs em doações para a Casa Durval Paiva, referência no acolhimento e assistência a crianças e adolescentes com câncer e outras doenças hematológicas crônicas.

Participam da iniciativa os itens da marca Feito Potiguar, como camisas, bonés, canecas, cadernos e ecobags que podem ser adquiridos pelos visitantes como forma de apoiar a instituição filantrópica. 

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, a ideia de criar uma ação solidária dentro da exposição é uma extensão natural do propósito do projeto. “O Feito Potiguar nasceu para fortalecer o sentimento de pertencimento e o orgulho de ser potiguar. Incluir a dimensão solidária é reafirmar que a identidade do nosso povo também se expressa pela empatia e pela capacidade de cuidar do outro”, destaca Zeca Melo.

Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, ressalta que a ação vai além do caráter beneficente ao fortalecer o elo entre cultura e responsabilidade social. “Cada produto vendido na exposição representa não apenas o talento do nosso povo, mas também esperança e cuidado para as crianças e famílias que acolhemos todos os dias”, afirma.

Exposição Feito Potiguar
Exposição Feito Potiguar

Sobre a exposição

A exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN” reúne obras assinadas por 51 artistas potiguares já falecidos que pavimentaram o cenário artístico do estado desde o fim do século XIX. Para o curador da exposição, Manoel Onofre, essa é uma oportunidade do público potiguar fortalecer a sua identidade cultural através de uma seleção que dá destaque a peças inéditas ou raramente vistas pelo público.

Dividida em quatro módulos temáticos — “Poética Fundante”, “Cascudo, as Tradições e o Folclore”, “Natureza Viva” e “Feito Feminino” — a exposição é um convite ao público para redescobrir o imaginário potiguar por meio de paisagens, tradições, personagens populares e referências à natureza local.

Entre os nomes presentes estão mestres como Erasmo Xavier, Moura Rabello, Newton Navarro, Dorian Gray, Xico Santeiro, Maria do Santíssimo, Leopoldo Nelson, Zaíra Caldas, além dos homenageados especiais Célia Albuquerque e Vatenor, o “pintor dos cajus”.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado