Alimentação, movimento e autocuidado: trio transforma menopausa em um recomeço

Alimentação, movimento e autocuidado: trio transforma menopausa em um recomeço

Data celebrada em 18 de outubro, Dia Mundial da Menopausa chama atenção para o acompanhamento multidisciplinar como aliado na saúde e no bem-estar das mulheres

Alimentação, movimento e autocuidado: trio transforma menopausa em um recomeço

De Xuxa a Drew Barrymore, cada vez mais mulheres famosas têm falado abertamente sobre a menopausa e ajudado a quebrar mitos e tabus. O tema ganha ainda mais destaque em outubro, com o Dia Mundial da Menopausa celebrado neste sábado (18). A data convida a sociedade a discutir o assunto e incentiva as mulheres a buscarem acompanhamento médico, nutricional e físico para viver essa fase com mais energia e propósito. 

A menopausa é um fenômeno natural que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos e é marcada pelo final dos episódios menstruais. Assim, o termo se refere à data do último sangramento menstrual apresentado pela mulher e sua definição é feita retrospectivamente. No entanto, mais do que um evento biológico, a menopausa acontece dentro de um período cientificamente chamado de climatério, que se apresenta com uma importante transição física e emocional. Segundo especialistas da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), a compreensão adequada desse processo é fundamental.

De acordo com Elvira Mafaldo, diretora da Sogorn e membro da Comissão Nacional Especializada em Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o acompanhamento médico é essencial para a avaliação efetiva dos sintomas e possíveis tratamentos, como a reposição hormonal, que consiste na administração controlada de hormônios para compensar a queda natural de estrogênio e progesterona e, assim, reduzir os desconfortos típicos dessa fase.

“A reposição deve ser sempre individualizada. Quando bem indicada, ela traz benefícios como a melhora da disposição, do sono, da lubrificação vaginal e da saúde óssea. É um suporte importante para aliviar sintomas e devolver qualidade de vida”, explica a médica ginecologista.

Alimentação, movimento e autocuidado
Alimentação, movimento e autocuidado

Alívio dos sintomas envolve estilo de vida

Além das questões hormonais, a adaptação do estilo de vida é uma das principais formas de enfrentar essa nova etapa com equilíbrio. A alimentação, por exemplo, ganha papel ainda mais importante. Eva Andrade, professora do curso de Nutrição da Estácio, reforça que, na menopausa, há uma perda natural de massa magra e aumento da resistência à insulina, o que exige uma dieta mais estratégica.

“Nesta fase da vida, a mulher precisa de mais proteína, cálcio e vitamina D para manter a força muscular e a saúde óssea. Frutas, legumes, grãos integrais e boas fontes de gordura, como azeite e castanhas, ajudam na regulação hormonal e na manutenção do peso”, orienta.

Ainda de acordo com os especialistas, outro aliado poderoso é o movimento. A prática regular de atividade física, segundo o educador físico Elmir Andrade, ajuda a controlar o estresse, melhorar o humor e proteger o coração. “Exercícios como musculação, pilates e caminhadas regulares estimulam o metabolismo e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, que se tornam mais frequentes após a menopausa, devido às alterações hormonais relacionadas ao período”, destaca o professor.

Mais do que tratar sintomas, o desafio é mudar a perspectiva. A dra. Elvira Mafaldo conclui que o diálogo sobre a menopausa precisa ser ampliado. “É um novo começo, não o fim de nada. As mulheres estão redescobrindo o prazer, o corpo e os limites nessa fase. O climatério pode ser o ponto de partida para uma nova etapa de autoconhecimento e autocuidado”, finaliza.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado