Boletim do Idema indica apenas um trecho impróprio para banho no litoral de Natal

Boletim do Idema indica apenas um trecho impróprio para banho no litoral de Natal

Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) foi o único ponto classificado como impróprio entre os 33 trechos analisados pelo Idema

Praia de Areia Preta é a única imprópria para banho em Natal, aponta boletim do Idema

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou nesta sexta-feira (17) o Boletim da Balneabilidade nº 42, referente às coletas realizadas na quinta-feira (16). O relatório indica que, dos 33 trechos monitorados no litoral do estado, apenas um foi considerado impróprio para banho: a praia de Areia Preta, na Escadaria de Mãe Luiza, localizada na zona Leste de Natal.

Segundo o Idema, a restrição é baseada em observações técnicas in loco que identificaram efluentes não tratados sendo lançados continuamente no local, além de níveis elevados de coliformes termotolerantes nas amostras coletadas. Esses microrganismos são indicadores da presença de contaminação fecal na água do mar.

Ainda conforme o boletim, todas as demais praias de Natal estão próprias para banho, incluindo os principais trechos de Ponta Negra, Via Costeira, Redinha, Praia do Meio e Artistas. O estudo também abrange pontos de Nísia Floresta, Parnamirim e Extremoz, onde todas as áreas avaliadas apresentaram índices dentro dos padrões de balneabilidade estabelecidos.

O monitoramento da balneabilidade é realizado semanalmente pelo Idema e tem como objetivo avaliar a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, como banho e esportes aquáticos. O processo consiste na análise de coliformes termotolerantes em amostras de água do mar e dos rios que deságuam no litoral.

De acordo com o órgão ambiental, para que uma praia seja considerada própria para banho, é necessário que pelo menos 80% das amostras apresentem concentração igual ou inferior a 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100 mililitros de água. Quando os níveis ultrapassam esse limite, o local é classificado como impróprio até que novos resultados indiquem melhora da qualidade.

O Idema reforçou a recomendação para que banhistas evitem o contato com a água na praia de Areia Preta, especialmente no trecho da Escadaria de Mãe Luiza, até que um novo boletim confirme a redução da contaminação e o retorno das condições adequadas para banho.

Os boletins de balneabilidade são divulgados semanalmente pelo Idema e estão disponíveis no site oficial do órgão, contendo informações detalhadas sobre cada ponto monitorado no litoral do Rio Grande do Norte.

Fotos: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado