Flúvio e o Mar circula no RN com sessões gratuitas

Flúvio e o Mar circula no RN com sessões gratuitas

São Gonçalo do Amarante terá apresentação na sexta (24), e Natal no domingo (26)

Flúvio e o Mar circula no RN com sessões gratuitas

O Coletivo Atores à Deriva apresentará, neste final de semana, o espetáculo infantojuvenil “Flúvio e o Mar”, que discute, de forma poética e educativa, o consumo e a responsabilidade coletiva da sociedade com o mar. As apresentações são gratuitas e acontecem em duas cidades: São Gonçalo do Amarante, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti, com sessões às 9h e 14h do dia 24 de outubro, e Natal, na Casa da Ribeira, no dia 26 de outubro, às 17h.

A peça teatral estreou em 2010 e, desde então, soma passagens por festivais nacionais e mostras internacionais. O espetáculo afirma a pesquisa artística do Atores à Deriva, voltada para questões de impacto social, dramaturgia autoral e estética relacional. A montagem se adapta a diferentes espaços e, com a plateia, transforma o teatro em um imenso mar azul.

A peça conta a história de Flúvio, um menino que sonha conhecer o mar. No caminho, ele encontra figuras e personagens que o alertam sobre escolhas de consumo. Depois de uma tempestade, Flúvio vê o mar coberto por lixo e esgoto, resultado de decisões acumuladas pela sociedade.

“Educação ambiental começa pela experiência sensível, e o teatro desperta esse sentimento nas crianças. ‘Flúvio e o Mar’ fala de cuidar do que é nosso. Ter o patrocínio do Grupo Marquise é simbólico e reforça que a transformação nasce quando unimos teatro, infância e responsabilidade ambiental”, afirma Arlindo Bezerra, produtor do projeto Flúvio e o Mar.

Flúvio e o Mar
Flúvio e o Mar

Para o ator Doc Câmara, fundador do coletivo, “Flúvio é um convite poético à consciência ambiental, uma convocatória para constatar realidades indesejáveis e transformá-las com o olhar da arte”.

O projeto tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e da Marquise Ambiental, do Grupo Marquise, da Ecofor e do Ceará Cidadão. A produção é da Bobox Produções. A realização é do Atores à Deriva, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Em São Gonçalo do Amarante, as sessões receberão alunos da rede pública municipal, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e a Prefeitura Municipal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado