Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar para curso de formação

Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar para curso de formação

Prazo do certame realizado em 2023 é estendido por dois anos e permite convocação de nova turma

Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar para curso de formação

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou, nesta terça-feira (21), por mais dois anos, a validade do concurso público da Polícia Militar voltado para o curso de formação de praças. A medida foi oficializada por meio de ato da governadora Fátima Bezerra (PT).

O concurso, realizado em 2023, teria sua validade encerrada em 24 de outubro de 2025. Com a prorrogação, o prazo legal passa a vigorar até outubro de 2027. Segundo o governo estadual, a decisão garante segurança jurídica aos candidatos aprovados e viabiliza a convocação de uma terceira turma para o curso de formação.

A primeira turma já concluiu o curso e os participantes foram incorporados como soldados da Polícia Militar. A segunda turma está em andamento, com previsão de conclusão em março de 2026.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, a prorrogação da validade do concurso não representa garantia de convocação imediata, mas assegura a possibilidade de novas chamadas dentro do novo prazo estabelecido.

Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar
Governo do RN prorroga validade do concurso da Polícia Militar

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, coronel Francisco Araújo, afirmou que a manutenção da validade do certame contribui para a continuidade da política de recomposição dos efetivos das forças de segurança do Estado.

A medida é considerada estratégica para o planejamento da segurança pública no Rio Grande do Norte, permitindo que o Estado tenha margem legal para convocar novos candidatos aprovados conforme a necessidade operacional da corporação.

O concurso público da Polícia Militar do RN foi realizado com o objetivo de reforçar o efetivo da corporação, que atua em diversas frentes de segurança no território potiguar. A formação dos praças é uma etapa obrigatória para ingresso na carreira militar estadual.

Com a prorrogação, o governo mantém ativa a possibilidade de aproveitamento dos candidatos aprovados no certame, sem necessidade de abertura de novo edital no curto prazo. A decisão também atende às diretrizes legais previstas para concursos públicos, que permitem prorrogação por igual período após o vencimento inicial.

A convocação de uma terceira turma dependerá de fatores como disponibilidade orçamentária, planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública e demanda por reforço no efetivo da Polícia Militar.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães