Governo inicia renegociação com Centrão após derrota bilionária no Congresso

Governo inicia renegociação com Centrão após derrota bilionária no Congresso

Gleisi Hoffmann e Hugo Motta articulam redistribuição de cargos com PP, União Brasil, Republicanos e PSD

Governo inicia renegociação com Centrão após derrota bilionária no Congresso

Após a perda de uma medida provisória que previa a substituição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e que poderia gerar bilhões em arrecadação para a União, o governo federal iniciou uma nova rodada de articulações com partidos do Centrão para reorganizar sua base aliada no Congresso Nacional.

A ministra das Relações Institucionais e o presidente da Câmara dos Deputados se reuniram com representantes do Partido Progressista (PP) na residência oficial da presidência da Câmara. A reunião contou com a presença de lideranças da legenda e de integrantes do governo filiados ao partido.

A estratégia do governo é replicar esse modelo de encontro com outras siglas da base aliada, como União Brasil, Republicanos e PSD. O objetivo é renegociar a ocupação de cargos no Executivo, com foco em fortalecer o apoio político e evitar novas derrotas legislativas.

Governo inicia renegociação com Centrão
Governo inicia renegociação com Centrão

Reorganização da base

A participação do presidente da Câmara nas negociações ocorre em meio à transição de articulações políticas anteriormente conduzidas por outra liderança da Casa. A proposta é revisar os acordos vigentes e redistribuir os espaços ocupados por aliados, com base no atual alinhamento político das bancadas.

A medida provisória que motivou a reorganização perdeu a validade sem ser votada, o que gerou impacto fiscal e político para o governo. A nova rodada de articulações busca garantir maior coesão da base aliada e viabilizar a aprovação de pautas prioritárias no Congresso.

Redistribuição de cargos

Durante os encontros, está sendo discutida a possibilidade de as bancadas indicarem novos nomes para cargos de segundo escalão. A redistribuição visa alinhar a ocupação de funções estratégicas com o grau de comprometimento das legendas com a agenda do Executivo.

A reorganização da base aliada também tem como meta assegurar a aprovação do orçamento e de projetos considerados essenciais para o governo até o encerramento do ano legislativo.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Reprodução/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado