Declarações do ministro geram reação no Congresso e antecipam convocação para esclarecimentos
Ministro da Previdência será convocado pela CPMI para explicar fraudes no INSS
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, será convocado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi anunciada após declarações do ministro sobre os trabalhos da comissão, que geraram forte reação entre os parlamentares.
A convocação tem como objetivo esclarecer pontos relacionados às investigações em curso e às recentes manifestações públicas do ministro. A data do depoimento ainda será definida pela presidência da comissão.
As investigações da CPMI apontam movimentações financeiras suspeitas e envolvimento de pessoas próximas aos investigados. A comissão busca identificar responsabilidades em esquemas de desvio de recursos previdenciários.
A declaração do ministro, que classificou parte das ações da CPMI como “pirotecnia”, foi criticada por membros da comissão, que consideraram a fala um desrespeito ao trabalho parlamentar. A repercussão levou à decisão de convocá-lo para prestar esclarecimentos formais.
O ministro afirmou que suas críticas foram direcionadas a uma minoria e não à totalidade dos membros da comissão. Ele também declarou estar à disposição para colaborar com as investigações e reforçou o compromisso do Ministério da Previdência com o combate às fraudes no sistema previdenciário.
A CPMI segue com oitivas e análise de documentos, com o objetivo de apresentar um relatório final que aponte os responsáveis pelas irregularidades identificadas.
Foto: Lula Marques/Valter Campanato/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







