Tomógrafos do Walfredo Gurgel param pela terceira vez em menos de dois meses

Tomógrafos do Walfredo Gurgel param pela terceira vez em menos de dois meses

Equipamentos quebrados e sala em reforma comprometem exames; pacientes são transferidos e ambulâncias enfrentam problemas

Tomógrafos do Walfredo Gurgel param pela terceira vez em menos de dois meses

Os tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, voltaram a apresentar problemas e ficaram sem funcionar pela terceira vez em menos de dois meses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap-RN) nesta segunda-feira (10).

Segundo a Sesap, um dos tomógrafos está quebrado e aguarda manutenção por parte da empresa responsável. O segundo equipamento está instalado em uma sala que passa por reforma, o que impossibilita seu uso. A secretaria não informou prazo para a conclusão da obra.

A paralisação dos tomógrafos já havia ocorrido em setembro e outubro, afetando diretamente o atendimento a pacientes que necessitam de exames de imagem. A Sesap informou que há previsão para a aquisição de um novo tomógrafo, mas não apresentou data para a compra. Em outubro, o diretor da unidade, Geraldo Neto, afirmou que o hospital aguarda o direcionamento de cerca de R$ 2,5 milhões para viabilizar a aquisição de um equipamento mais moderno, mas enfrenta dificuldades orçamentárias.

Com os equipamentos fora de operação, os pacientes estão sendo transferidos para outras unidades hospitalares. Casos de urgência e emergência são encaminhados ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, que possui um tomógrafo em funcionamento. A alta demanda tem gerado filas nos corredores da unidade.

Tomógrafos do Walfredo Gurgel param pela terceira vez
Tomógrafos do Walfredo Gurgel param pela terceira vez

Pacientes eletivos, que possuem exames agendados sem urgência, estão sendo redirecionados para os hospitais da Polícia Militar, Giselda Trigueiro, Onofre Lopes e uma unidade privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos problemas com os tomógrafos, profissionais do Walfredo Gurgel relatam dificuldades com ambulâncias. Duas unidades estão fixas no hospital para realizar os transportes, mas uma delas apresenta condições inadequadas de uso. Segundo relatos de funcionários, o veículo possui quase 200 mil quilômetros rodados, luzes de manutenção acesas no painel, airbag comprometido e sistema de ar-condicionado inoperante.

A técnica de enfermagem Ana Maria afirmou que a ambulância “não tem condição de trabalho” e precisa ser substituída com urgência. O motorista João Paulo relatou que o veículo está em estado crítico e representa riscos para os pacientes transportados.

Até o momento, a Sesap não se pronunciou sobre a situação da ambulância. A secretaria também não apresentou previsão para a normalização dos serviços de tomografia no hospital.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado