Réu foi condenado por homicídio qualificado e porte ilegal de arma; crime ocorreu após partida amadora em 2023
Homem que matou árbitro após jogo de futebol em Macaíba é condenado a mais de 25 anos de prisão
O homem acusado de matar o árbitro de futebol João Marques Pereira, conhecido como Dão, foi condenado a 25 anos, 6 meses e 2 dias de prisão. A decisão ocorreu no Tribunal do Júri após denúncia apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
O réu, Laércio Pedro da Silva, foi condenado por homicídio qualificado pelo motivo fútil e por recurso que dificultou a defesa da vítima, além do crime de porte ilegal de arma de fogo.
Detalhes do crime
O crime aconteceu em 9 de setembro de 2023, após uma discussão durante uma partida de futebol amador no Distrito de Lagoa do Mato, em Macaíba. O árbitro João Marques Pereira, de 57 anos, foi atingido por disparos e ficou internado por dois meses no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, mas não resistiu aos ferimentos. Ele morreu em 14 de novembro de 2023.
Segundo informações do processo, a vítima sofreu complicações graves após os disparos, incluindo paraplegia, perda de um rim e infecção generalizada, evoluindo para falência de múltiplos órgãos. João Marques Pereira deixou cinco filhos.

Decisão judicial
A Justiça negou ao condenado o direito de recorrer em liberdade. A decisão segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (Tema 1068), que autoriza a execução imediata da pena após condenação pelo Tribunal do Júri. Com isso, foi determinada a expedição do mandado de prisão.
O caso foi registrado como homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo. A pena deverá ser cumprida em regime fechado.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







