Imersão Cultural transforma a comunidade em território de criação e saberes ancestrais até o dia 28 de novembro
Projeto Quilombarte movimenta comunidade de Capoeiras, em Macaíba
A cerca de 65 km de Natal, em Capoeiras, Macaíba, tradição e criatividade caminham juntas na maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte. Até o dia 28 de novembro, o Projeto Quilombarte promove uma Imersão Cultural que celebra a Semana da Consciência Negra, reunindo atividades formativas, artísticas e comunitárias que fortalecem identidade, território e ancestralidade. O evento é gratuito e aberto ao público.
Ao longo da semana, moradores e visitantes encontram vivências que atravessam artes visuais, artesanato, cultura alimentar, folclore e educação patrimonial. O projeto, que integra turismo de base comunitária e economia criativa, reúne mestres, jovens, mulheres artesãs, lideranças e artistas convidados em ações que conectam gerações e ampliam o pertencimento comunitário.
A programação contempla ocupações artísticas, exposições, oficinas e rodas de conversa que discutem temas essenciais, como memória, sustentabilidade e acesso à água. Durante toda a Semana da Consciência Negra, artistas visuais realizam uma ocupação de grafite em parceria com o projeto Cores do Meu Quilombo, transformando espaços públicos em um circuito artístico que dialoga com ancestralidade, território e expressões culturais quilombolas. Participam da intervenção Leila Lua, Rast, CJ Grove e Jorake.
As ações também incluem a Oficina de Lambe-Lambe, no dia 26, às 10h, ministrada pela multiartista Sunsarara, com foco em jovens e mulheres, além da Roda de Conversa sobre Educação Ambiental e Acesso à Água, promovida pela Associação Quilombola no dia 27, às 9h.
O ponto alto da semana acontece na sexta-feira, dia 28 de novembro, com uma tarde inteira de celebração. Feira quilombola, roda de conversa, apresentações culturais, lançamento do livro “Raízes que Ecoam”, de Aline Moura, e o show de encerramento com Jobay. Um encontro que reafirma a força da comunidade e o papel da cultura negra como fundamento de futuro.
O Quilombarte conta com patrocínio da Potigás, por meio do edital Natural Como Fazer o Bem, e realização de Larissa Bianca Produções, Associação Quilombola dos Moradores de Capoeiras e Coletivo de Cultura Baobá. A iniciativa tem apoio institucional da Prefeitura de Macaíba, Coletivo Mangue, Na Prática Produções, Farolete Produções e Goiamum das Artes.

SERVIÇO
Semana da Consciência Negra – Comunidade Quilombola de Capoeiras
Local: Ponto de Cultura Baobá e espaços públicos da comunidade, Macaíba/RN
26 de novembro, 10h: Oficina de Lambe-Lambe com Sunsarara
27 de novembro, 9h: Roda de Conversa – Educação Ambiental e Acesso à Água
28 de novembro
13h às 17h – Feira Quilombola
13h – Abertura oficial do evento
• Boas-vindas e apresentação da programação
• Lançamento do Roteiro do Projeto Quilombarte – Turismo de Base Comunitária
14h – Apresentação do Grupo de Percussão Baobá
14h30 – Roda de Conversa
• Consciência Negra, Ancestralidade e Território Quilombola
15h – Apresentações culturais
• Boi de Reis (CERU Encena)
• Roda de Capoeira
• Quadrilha Capuz de Fusca
• Pau Furado Raiz
• Apresentação Cultural – Escola Santa Luzia
• Pretas do Quilombo
16h – Lançamento do livro “Raízes que Ecoam”, de Aline Moura
17h – Show de encerramento com Jobay
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







