Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta

Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta

Decisão ocorre após interdição de cinco imóveis vizinhos e laudos que identificam comprometimento da árvore; medida prioriza integridade de moradores e transeuntes

Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta

A Defesa Civil de Natal determinou a retirada integral do Baobá do Poeta, localizado na Avenida São José, no bairro Lagoa Seca. A remoção começou a ser executada pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (27), após sucessivas avaliações técnicas que apontaram risco em manter a estrutura de pé, comprometendo a integridade física de quem vive e transita no entorno.

A decisão foi tomada em decorrência dos últimos eventos envolvendo a árvore, especialmente o registrado no sábado, 15 de novembro, quando a queda de galhos provocou a interdição de cinco imóveis ao redor. Desde maio deste ano, agrônomos, botânicos e engenheiros florestais já haviam identificado a presença de fungos, tecidos apodrecidos e comprometimento estrutural significativo no tronco, fatores que vinham sendo monitorados com intervenções e cuidados contínuos.

Responsável pelo espaço e manutenção da árvore há cerca de um mês, a Empresa Vila lamenta profundamente a necessidade da retirada, e reforça que mesmo diante da despedida, seguirá honrando a orientação dos órgãos competentes com o compromisso de proteger vidas e preservar a memória que a árvore deixou.

“A preservação da vida e da segurança da população é, para nós, prioridade absoluta. Sabemos o quanto essa árvore significa para a cidade, e por isso temos acompanhado cada etapa com cuidado e transparência, sempre em diálogo com as autoridades responsáveis. Lamentamos a sua retirada, entretanto, reafirmamos que não é uma decisão tomada de forma leviana”, afirma Nilo Vila, Diretor da Empresa.

Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta
Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta

Com quase quatro séculos de existência, e impondo expressivos 19 metros de altura e seis metros de diâmetro, o Baobá do Poeta ergueu-se como um marco da cidade, guardando em sua grandiosidade parte da história que Natal aprendeu a reconhecer como sua. Em 1991, a árvore quase perdeu seu espaço para o concreto de um prédio residencial. Foi então que Diógenes da Cunha Lima a adotou, não apenas adquirindo o terreno, mas também protegendo a sua existência até então.

Historiadores afirmam que Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra O Pequeno Príncipe, esteve em Natal em 1939, e teria encontrado inspiração sob a sombra desse baobá. Anos depois, em 2009, o engenheiro francês François d’Agay, sobrinho do escritor, visitou o local e deixou registrada sua admiração pela árvore que, para muitos, é conhecida como o baobá retratado no livro.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado