PM afasta 10 policiais após denúncia de agressão contra advogada em Serra do Mel

PM afasta 10 policiais após denúncia de agressão contra advogada em Serra do Mel

Corporação instaurou investigação interna e afastou agentes do serviço operacional

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte abriu uma investigação interna e afastou 10 policiais militares do serviço operacional após uma denúncia de agressão contra uma advogada durante a madrugada do último domingo (30), na Festa do Caju, em Serra do Mel, no Oeste potiguar. Segundo a corporação, os policiais permanecerão afastados enquanto durar a apuração.

A advogada afirmou que as agressões começaram quando presenciou o que considerou uma abordagem violenta contra outra mulher no evento. Ela relatou que questionou a ação dos agentes e se identificou como advogada, apresentando a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo ela, após esse momento, passou a ser hostilizada pelos policiais.

Em entrevista à imprensa local, a advogada afirmou que teve a carteira profissional e o celular tomados pelos agentes. Ela relatou que, sempre que solicitava a devolução do telefone, recebia golpes na nuca. Segundo a denúncia, a advogada disse ter sido arrastada, levado tapas na região da nuca, golpes de cacetete e ter o braço torcido. Ela relatou ainda que ficou algemada e colocada de joelhos, sendo xingada pelos policiais.

De acordo com o relato, após ser algemada, foi arrastada por diferentes locais da festa e levada ao batalhão. Já na unidade policial, disse ter sido colocada de joelhos contra a parede e impedida de se sentar quando relatou dor nas pernas. A denúncia afirma que os policiais se referiam a ela com xingamentos enquanto permanecia algemada.

O exame de corpo de delito registrou hematomas e escoriações em várias partes do corpo, incluindo orelha, punhos, braço, coxa e joelhos. A advogada formalizou a denúncia na Delegacia da Mulher de Mossoró na manhã da última segunda-feira (1), acompanhada por colegas da OAB.

A Polícia Civil informou que a delegada responsável deve ouvir testemunhas e reunir imagens do evento para esclarecer o que ocorreu durante a madrugada. O material coletado será analisado ao longo do inquérito.

Após o episódio, a OAB publicou nota expressando repúdio ao ocorrido e solicitando investigação do caso, além do afastamento dos policiais envolvidos. A entidade afirmou que acompanhará o andamento das apurações.

A Prefeitura de Serra do Mel também divulgou nota informando que aguarda uma investigação rigorosa e transparente sobre o caso.

O afastamento dos 10 policiais foi confirmado após reunião realizada nesta quarta-feira (3) entre representantes da OAB/RN e da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, contando ainda com participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Procuradoria-Geral do Estado e Secretaria das Mulheres.

Segundo Carlos Kelsen, presidente da OAB/RN, o objetivo da reunião foi solicitar providências imediatas, incluindo instauração do procedimento investigativo, afastamento dos policiais e elaboração de um acordo de cooperação para contribuir com a formação dos agentes de segurança.

Durante a reunião, de acordo com a OAB, a governadora Fátima Bezerra conversou por telefone com a advogada e afirmou que determinou rigor na apuração dos fatos.

A Polícia Militar declarou em nota que o procedimento instaurado deve apurar com rigor e transparência todas as circunstâncias do ocorrido e confirmou o afastamento dos policiais. A corporação reforçou que não compactua com desvios de conduta ou atuação fora dos princípios legais, éticos e profissionais que regem a instituição.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado