Evento em Washington reúne líderes políticos, dirigentes da Fifa e ex-atletas
A capital dos Estados Unidos sediou nesta sexta-feira, no Kennedy Center, o evento que definiu os grupos da Copa do Mundo de 2026. Em Washington D.C., estiveram presentes autoridades da Fifa, ex-jogadores e líderes políticos dos três países-sede do torneio: o americano Donald Trump, a mexicana Claudia Sheinbaum e o canadense Mark Carney.
O sorteio foi conduzido pelo ex-zagueiro inglês Rio Ferdinand, ao lado da jornalista Samantha Johnson. A participação na retirada das bolinhas ficou a cargo de Tom Brady, Wayne Gretzky, Aaron Judge e Shaquille O’Neal. O evento contou ainda com apresentações de Andrea Bocelli, da banda Village People e dos cantores Robbie Williams e Nicole Scherzinger.
A seleção brasileira comporá o Grupo C do Mundial de 2026. Os adversários do Brasil na primeira fase serão Marrocos, Haiti e Escócia. “Futebol é a língua da paixão e da alegria. De 11 de junho a 19 de julho, teremos um verão espetacular. Serão milhões de pessoas passando pelos três países-sede e 104 Super Bowls em um mês”, afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Durante a cerimônia, a Fifa entregou pela primeira vez o Prêmio da Paz. O homenageado foi Donald Trump, que recebeu elogios de Infantino. Trump destacou ações relacionadas ao acordo inicial para cessar-fogo entre Israel e o grupo Hamas, em Gaza.
O Brasil teve participação adicional no evento com Roberto Carlos, ex-lateral pentacampeão, que falou sobre cobrancas de falta e comentou a contratação de Carlo Ancelotti para comandar a seleção.
Detalhes do sorteio e participação dos países-sede
Os líderes do México, Canadá e Estados Unidos foram chamados ao palco para sortear as bolinhas de seus respectivos países. As seleções anfitriãs já estavam previamente alocadas nos Grupos A (México), B (Canadá) e D (Estados Unidos).
Claudia Sheinbaum afirmou que o México está preparado para receber o Mundial pela terceira vez. Mark Carney destacou que o torneio será o maior já realizado. Trump comentou sobre o uso da palavra “soccer” nos Estados Unidos e relembrou Pelé, que atuou no Cosmos e morreu em 2022.

O sorteio começou cerca de 1h25 após a abertura oficial do evento. Com 48 seleções, a Copa de 2026 terá novo regulamento com 12 grupos de quatro equipes. Avançam para a segunda fase os dois melhores de cada grupo, além dos oito melhores terceiros colocados. As fases seguintes serão disputadas em jogo único.
Pelas regras da Fifa, grupos não podem ter seleções da mesma confederação, exceto as europeias, que podem ter até dois países na mesma chave.
Estreia do Brasil e agenda da Copa do Mundo
A partida de abertura será em 11 de junho entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México, repetindo o confronto inaugural da Copa de 2010.

No Grupo C, o Brasil estreia contra o Marrocos em East Rutherford ou Foxborough, no dia 13 de junho. O segundo jogo será em 19 de junho, em Foxborough ou Filadélfia, contra o Haiti. A fase de grupos se encerra em 24 de junho, em Atlanta ou Miami, diante da Escócia. A Fifa divulgará neste sábado os locais definitivos e horários das partidas.
Grupos da Copa do Mundo 2026
- Grupo A: México, Coreia do Sul, África do Sul, Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte)
- Grupo B: Canadá, Suíça, Catar, Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales, Bósnia)
- Grupo C: Brasil, Marrocos, Escócia, Haiti
- Grupo D: Estados Unidos, Austrália, Paraguai, Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo)
- Grupo E: Alemanha, Equador, Costa do Marfim, Curaçao
- Grupo F: Holanda, Japão, Tunísia, Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia)
- Grupo G: Bélgica, Irã, Egito, Nova Zelândia
- Grupo H: Espanha, Uruguai, Arábia Saudita, Cabo Verde
- Grupo I: França, Senegal, Noruega, Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque)
- Grupo J: Argentina, Áustria, Argélia, Jordânia
- Grupo K: Portugal, Colômbia, Uzbequistão, Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia)
- Grupo L: Inglaterra, Croácia, Panamá, Gana
Repescagem para as últimas vagas
As últimas seis vagas serão disputadas por 22 seleções. A repescagem europeia envolverá 16 países em quatro grupos. A repescagem intercontinental contará com equipes das Américas, Ásia, Oceania e África. Os confrontos ocorrerão no fim de março de 2026.
- Uefa A: País de Gales, Bósnia, Itália ou Irlanda do Norte
- Uefa B: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
- Uefa C: Eslováquia, Kosovo, Turquia ou Romênia
- Uefa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte
- Fifa 1: RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia
- Fifa 2: Iraque, Bolívia ou Suriname
Foto: @rafaelribeirorio / CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







