Aviso do Inmet indica baixa umidade do ar em municípios do Rio Grande do Norte, com orientações à população
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou neste domingo (28) um aviso de baixa umidade do ar para municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o comunicado, o alerta abrange 58 cidades do estado durante o período de vigência estabelecido pelo órgão meteorológico.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar nas áreas afetadas pode variar entre 30% e 20%. O índice está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica níveis ideais entre 40% e 70% para a umidade relativa do ar.
Período de vigência do aviso
O aviso de baixa umidade publicado pelo Inmet tem validade até as 21h deste domingo (28). Durante esse intervalo, os municípios incluídos no alerta podem registrar os índices reduzidos de umidade informados no boletim meteorológico.
O Inmet informou que, apesar da redução da umidade relativa do ar, o cenário apresentado indica baixo risco de incêndios florestais e baixo risco à saúde da população durante o período de vigência do aviso.
Novo alerta previsto para segunda-feira
Além do aviso válido para este domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia também publicou um novo alerta de baixa umidade com previsão de início na segunda-feira (29). Esse novo comunicado amplia o número de municípios incluídos, passando a abranger 66 cidades do Rio Grande do Norte.
O Inmet não detalhou, no aviso, mudanças nos percentuais de umidade previstos para o novo alerta, mantendo a atenção para a continuidade do cenário de baixa umidade no estado.
Índices de umidade e referência da OMS
De acordo com os dados divulgados pelo Inmet, os índices de umidade relativa do ar podem variar entre 20% e 30% nas áreas sob alerta. A Organização Mundial da Saúde considera adequado que a umidade relativa do ar se mantenha entre 40% e 70%.
A divulgação desses parâmetros tem como objetivo orientar a população e os órgãos públicos sobre as condições atmosféricas previstas para o período indicado nos avisos.
Orientações à população
Como parte do comunicado, o Inmet divulgou orientações direcionadas à população que reside nos municípios incluídos no alerta de baixa umidade. Entre as recomendações apresentadas estão medidas relacionadas à hidratação e à exposição ao sol.
O instituto orienta que as pessoas bebam bastante líquido ao longo do dia. Também é recomendado evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar a exposição direta ao sol nas horas mais quentes do dia.
As instruções seguem os protocolos adotados pelo órgão em situações de baixa umidade do ar, com foco na prevenção de problemas associados às condições atmosféricas indicadas nos avisos meteorológicos.
Canais de atendimento e informações
O Inmet informou que mais informações podem ser obtidas junto aos órgãos de atendimento de emergência e defesa da população. Para casos relacionados à Defesa Civil, o telefone disponível é o 199.
Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. Esses canais são indicados para esclarecimentos adicionais ou em situações que demandem orientação específica durante o período de vigência do alerta.
Municípios na lista do Inmet:
- Água Nova
- Alexandria
- Almino Afonso
- Antônio Martins
- Apodi
- Caicó
- Campo Grande
- Caraúbas
- Coronel João Pessoa
- Cruzeta
- Doutor Severiano
- Encanto
- Equador
- Francisco Dantas
- Frutuoso Gomes
- Ipueira
- Itaú
- Janduís
- Jardim de Piranhas
- Jardim do Seridó
- João Dias
- José da Penha
- Jucurutu
- Lucrécia
- Luís Gomes
- Major Sales
- Marcelino Vieira
- Martins
- Messias Targino
- Olho d’Água do Borges
- Ouro Branco
- Paraná
- Parelhas
- Patu
- Pau dos Ferros
- Pilões
- Portalegre
- Rafael Fernandes
- Rafael Godeiro
- Riacho da Cruz
- Riacho de Santana
- Rodolfo Fernandes
- Santana do Seridó
- São Fernando
- São Francisco do Oeste
- São João do Sabugi
- São José do Seridó
- São Miguel
- Serra Negra do Norte
- Serrinha dos Pintos
- Severiano Melo
- Taboleiro Grande
- Tenente Ananias
- Timbaúba dos Batistas
- Triunfo Potiguar
- Umarizal
- Venha-Ver
- Viçosa
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







