Resolução nº 003/2026 formaliza perda de pontos no Campeonato Potiguar; FNF encaminha caso ao Tribunal de Justiça Desportiva do RN
A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) publicou a Resolução nº 003/2026, que determina a perda de pontos de América e Potyguar Seridoense no Campeonato Potiguar 2026. A decisão tem como fundamento o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punição em casos de utilização irregular de atletas.
Perda de pontos altera classificação do campeonato
Com a aplicação da penalidade administrativa, o América perdeu 18 pontos, passando a ocupar a vice-lanterna da competição. Já o Potyguar Seridoense teve a retirada de 15 pontos na tabela de classificação.

A medida foi adotada após o recebimento de uma Notícia de Infração, assinada por ABC, Globo, QFC, Laguna, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, relatando supostas irregularidades cometidas pelas duas equipes durante a competição estadual.
Atletas com contrato amador motivaram punição
De acordo com o documento publicado pela FNF, América e Potyguar teriam escalado de forma irregular os atletas Elias (América), Fabrício (Potyguar) e Toró (Potyguar). Os jogadores participaram do Campeonato Potiguar com contratos amadores, apesar de já terem completado 20 anos de idade.

A prática fere o parágrafo 3º do artigo 19 do Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Potiguar 2026, que veda a participação de atletas não profissionais a partir da data em que completam 20 anos.
Caso será analisado pelo TJD-RN
Além da resolução administrativa, a Federação encaminhou a Notícia de Infração ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN) para conhecimento e adoção das providências cabíveis no âmbito da Justiça Desportiva.
A tramitação no TJD ocorre de forma independente da penalidade já aplicada pela entidade organizadora da competição.
Fotos: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / América RN/Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







