Modelo de banca unificada visa padronizar etapas dos concursos; Seleções integram planejamento do governo para recomposição de quadros
A homologação da banca responsável pela organização dos concursos públicos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) e das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do Diário Oficial do Estado.
A instituição selecionada para conduzir os certames foi a Avalia – Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção, que ficará responsável pela execução técnica dos concursos, incluindo a elaboração dos editais, organização das provas e condução das etapas previstas nos processos seletivos.
Secretaria de Administração coordena concursos com banca única
A condução dos concursos ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que atuará de forma integrada com os órgãos envolvidos. A centralização da contratação de uma única banca organizadora faz parte de um modelo adotado pelo Governo do Rio Grande do Norte para padronizar procedimentos administrativos relacionados à realização de concursos públicos no âmbito do Poder Executivo estadual.

De acordo com as informações publicadas, a adoção da banca unificada permitiu maior uniformidade nas regras dos certames, além de otimizar etapas administrativas e reduzir custos relacionados à contratação de múltiplas instituições organizadoras para concursos distintos.
Modelo de banca unificada gera economia aos cofres públicos
A centralização da contratação resultou em uma economia estimada em aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos do Estado. A redução de custos está relacionada à padronização de processos, à contratação conjunta dos serviços e à racionalização das despesas administrativas envolvidas na realização dos concursos.
O modelo segue diretrizes semelhantes às adotadas em iniciativas de seleção pública com organização centralizada, permitindo que diferentes órgãos compartilhem a mesma estrutura de planejamento e execução dos certames.
Concursos somam 175 vagas em três órgãos estaduais
Ao todo, os concursos públicos do Detran/RN, Ipern e Ceasa contemplam 175 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, além de cadastro de reserva em algumas funções.
A distribuição das vagas foi definida conforme a demanda de pessoal apresentada por cada órgão, respeitando os quadros funcionais e as necessidades administrativas específicas.
Concurso do Detran/RN oferece vagas para níveis médio e superior
No concurso do Detran/RN, serão ofertadas 80 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades estão distribuídas entre cargos de nível superior e nível médio.

Para candidatos com formação de nível superior, serão disponibilizadas 24 vagas para o cargo de Analista de Trânsito. Já para o nível médio, o concurso contará com 56 vagas destinadas ao cargo de Assistente de Trânsito.
Ipern terá 90 vagas para cargos administrativos e técnicos
O concurso público do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (Ipern) contará com 90 vagas, igualmente distribuídas entre cargos de nível superior e nível médio.

Serão 45 vagas destinadas a candidatos com formação superior em qualquer área, para o cargo de Assistente Técnico Previdenciário. Outras 45 vagas serão ofertadas para candidatos de nível médio, para o cargo de Agente Administrativo Previdenciário.
Ceasa oferece vagas para cargo de nível superior
Já o concurso das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa) ofertará cinco vagas, todas destinadas a candidatos com formação de nível superior.

As oportunidades serão para o cargo de Técnico em Abastecimento, conforme previsto na homologação da banca organizadora publicada no Diário Oficial do Estado.
Próximos passos incluem editais e definição de cronogramas
Com a homologação da banca organizadora, a instituição Avalia dará início aos trâmites administrativos necessários para a elaboração dos editais dos concursos e definição dos cronogramas.
As informações referentes às datas de inscrição, aplicação das provas e demais etapas dos certames deverão ser divulgadas posteriormente, após a conclusão dos procedimentos internos entre a banca, a Secretaria de Administração e os órgãos envolvidos.
Foto: Sandro Menezes/Governo do RN / Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







