Lula confirma Alckmin na vice e anuncia saída de ministros para eleições

Lula confirma Alckmin na vice e anuncia saída de ministros para eleições

Presidente confirma Alckmin como vice e se despede de ministros que deixarão o governo para disputar eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta terça-feira (31), que o vice-presidente Geraldo Alckmin será novamente candidato a vice-presidente da República. A declaração ocorreu durante a primeira reunião ministerial de 2026.

Na mesma ocasião, o presidente se despediu de ministros que deixarão os cargos para disputar as eleições previstas para outubro.

Durante o encontro, Lula tratou das mudanças na composição do governo. Segundo ele, dos 37 ministros, pelo menos 18 devem deixar as funções para concorrer a cargos eletivos.

Entre os nomes está o próprio Geraldo Alckmin, que além da vice-presidência também ocupava o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O presidente explicou que ministros que pretendem disputar eleições precisam deixar os cargos até o prazo de desincompatibilização, que ocorre seis meses antes do primeiro turno. A data limite é 4 de abril, considerando que a votação será realizada em 4 de outubro.

Lula destacou que o presidente da República e o vice-presidente não precisam deixar os cargos para disputar a reeleição. A regra se aplica apenas a candidatos que buscam outros cargos.

Durante a reunião, o presidente também afirmou que não fará novas nomeações para substituir os ministros que deixarão o governo. Segundo ele, as funções serão assumidas por integrantes da equipe atual.

Ele citou como exemplo o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, que assumiu a condução da pasta após a saída do ministro Fernando Haddad.

Lula afirmou que a equipe atual terá a responsabilidade de manter o funcionamento das atividades do governo até o fim do mandato.

Ao abordar o cenário político, o presidente declarou que a política tem enfrentado mudanças e mencionou o custo de campanhas eleitorais. Ele afirmou que há relatos sobre valores elevados para disputas a cargos como deputado federal.

Segundo o presidente, a situação exige reflexão sobre o processo político e as condições para participação nas eleições.

A reunião marcou a primeira agenda ministerial do ano e ocorreu em meio à reorganização do governo com foco no calendário eleitoral.

Foto: Ricardo Stuckert

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade