Serviço de hemodiálise é retomado no Vale do Açu após fechamento de clínica em Mossoró

Serviço de hemodiálise é retomado no Vale do Açu após fechamento de clínica em Mossoró

Mais de 130 pacientes passam a ser atendidos em Assú após mudanças no serviço regional

O atendimento de hemodiálise no Vale do Açu foi retomado com a operação de uma nova clínica localizada no município de Assú. A medida atende mais de 130 pacientes da região, que passaram a ser direcionados para a nova unidade após mudanças no funcionamento do serviço em Mossoró.

A reorganização do atendimento ocorre em caráter emergencial, com o objetivo de garantir continuidade no tratamento dos pacientes que dependem da hemodiálise.

Mudança ocorre após ocorrência registrada em Mossoró

A alteração no fluxo de atendimento foi adotada após a ocorrência registrada no dia 24 de março, quando duas pacientes residentes em Assú morreram durante procedimento realizado no Centro de Diálise de Mossoró (CDM). Os óbitos ocorreram após a paralisação de equipamentos durante o atendimento.

Equipes de fiscalização estiveram na unidade e iniciaram análise preliminar para apurar as circunstâncias. Entre as hipóteses levantadas está a possibilidade de contaminação da água utilizada no processo de hemodiálise. A qualidade da água está sendo submetida à análise laboratorial.

Nova unidade em Assú recebe pacientes da região

A nova clínica em Assú passou por processos de regularização antes do início das atividades. A unidade recebeu alvarás do município e do estado, além de habilitação junto ao Ministério da Saúde.

Com a retomada do serviço na cidade, pacientes do Vale do Açu deixam de realizar deslocamentos para Mossoró e, em alguns casos, para outros municípios, como Caicó, onde vinham sendo atendidos após a ocorrência registrada no mês anterior.

Histórico do serviço de hemodiálise em Assú

O atendimento de hemodiálise em Assú havia sido interrompido há pouco mais de dois anos, após um incêndio na antiga clínica no final de 2023. Desde então, os pacientes da região passaram a ser atendidos em outras cidades.

A reativação do serviço ocorre com a nova estrutura, que passa a concentrar o atendimento dos pacientes da região do Vale do Açu.

Atendimento passa a ser realizado na própria região

Com a nova organização, os pacientes passam a contar com atendimento mais próximo de suas residências, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outras cidades. A medida altera a logística de atendimento na região, com concentração dos procedimentos na unidade instalada em Assú.

O fluxo de pacientes foi reorganizado para atender a demanda regional, com base na capacidade da nova clínica.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade