Papa Leão XIV pede fim da guerra no Oriente Médio antes da Páscoa

Papa Leão XIV pede fim da guerra no Oriente Médio antes da Páscoa

Pontífice reforça apelo por diálogo entre líderes mundiais durante período religioso

O Papa Leão XIV afirmou ter esperança de que a guerra no Oriente Médio seja encerrada antes da celebração da Páscoa, marcada para o domingo, dia 5. O pontífice fez um apelo para que líderes mundiais busquem o diálogo como caminho para a resolução dos conflitos.

Durante a declaração, o papa destacou a importância de que a paz possa prevalecer, especialmente no período religioso. Segundo ele, o momento é propício para reflexões e iniciativas voltadas à convivência pacífica entre os povos.

Primeira Páscoa como líder da Igreja Católica

Esta será a primeira Páscoa de Papa Leão XIV à frente da Igreja Católica. O início do pontificado ocorreu em maio do ano passado, após a morte do Papa Francisco, registrada em abril.

A celebração marca um período simbólico dentro do calendário cristão, sendo tradicionalmente associada a mensagens de renovação e esperança. O posicionamento do pontífice ocorre neste contexto, com ênfase na busca por soluções diplomáticas para conflitos em curso.

Especialista aponta foco do pontificado em conflitos internacionais

Em entrevista à Rádio Eldorado, o sociólogo Francisco Borba Neto, que estuda relações entre religião, cultura e política, afirmou que o fim de guerras tem sido um dos principais focos de atuação do atual pontífice.

Segundo ele, essa postura já havia sido sinalizada em decisões anteriores, como a escolha de destinos para a primeira viagem internacional de Leão XIV.

Viagens ao Líbano e à Turquia sinalizam atuação

De acordo com o especialista, a visita do papa ao Líbano e à Turquia, realizada entre novembro e dezembro de 2025, foi interpretada como uma tentativa de fortalecer forças políticas interessadas na paz.

As viagens internacionais foram consideradas parte da estratégia do pontífice para incentivar o diálogo em regiões marcadas por tensões geopolíticas. O posicionamento atual reforça essa linha de atuação, com foco em iniciativas que busquem a redução de conflitos.

Foto: Vatican Media

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade