Projeto Expressarte já passou pelas cidades de Monte Alegre, Nísia Floresta e chega esta semana a São José do Mipibu.
Projeto oferta oficinas de teatro em cidades do RN
Com o objetivo de desenvolver a expressão e estimular a criatividade de jovens e adultos, o Projeto Expressarte vem ofertando oficinas de teatro em cidades do RN. A iniciativa já passou por Monte Alegre, Nísia Floresta e chega esta semana a São José do Mipibu promovendo formação artística, prática criativa e valorização cultural nesta quinta-feira (7) na Escola Felipe Tavares de Paiva com acesso gratuito.
O projeto tem como objetivo fomentar a cultura teatral em áreas com pouco ou nenhum acesso a atividades artísticas, estimulando a criatividade, o protagonismo cultural e a participação ativa das comunidades envolvidas. Busca contribuir para a formação artística e ampliar a inclusão cultural de jovens e adultos que, muitas vezes, não têm oportunidades de acesso à arte.
De acordo com o professor e coordenador do projeto, Withmarsh Alves, o Expressarte o projeto surgiu em 2025. “A ideia era levar aulas de teatro para alguma escola pública. Como tínhamos uma parceria com o Espaço Cultural Nestor Lima que é bem amplo, em Parnamirim, conseguimos desenvolver aula de teatro expressivo e multissensorial para turnos da manhã, tarde e noite com integrantes do Coletivo Cultural Trampo da Vitória ministrando essas atividades. O retorno foi tão positivo que pensamos em expandir”, declara Withmarsh.

“O diferencial das oficinas ministradas pelo Expressarte é trabalhar a multissensorialidade. A gente trabalha o tato, o olfato, a visão, o paladar, além de outros jogos teatrais, nas dinâmicas. O interessante também é que ele trabalha com algumas ODSs, como educação de qualidade e redução de desigualdades, no final de cada ação a gente faz uma roda de conversa no final para falar sobre teatro e sua importância no desenvolvimento humano”, completa o produtor cultural.
Durante as atividades do “Expressarte”, os participantes vivenciam momentos teóricos e práticos, com seis horas de atividades por dia, divididas entre manhã e tarde, explorando técnicas de expressão corporal, sensorialidade e criação de cenas autorais inspiradas nas vivências e histórias locais. Dessa forma, o público participante tem acesso direto à formação artística dentro do ambiente escolar, fortalecendo o vínculo entre cultura, território e comunidade.
Ao incentivar a criação de cenas a partir das vivências e histórias locais, a iniciativa promove o reconhecimento e a valorização das tradições, memórias e expressões culturais de cada território. Além disso, estimula o sentimento de pertencimento, amplia perspectivas de futuro e contribui para a continuidade das práticas teatrais nas comunidades.
O projeto Expressarte é produzido pelo Coletivo Trampo da Vitória, Pebas Audiovisual e Catita Produções. Apoio: Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sistema Nacional de Cultura, Política Nacional Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Mais informações no Instagram: @trampodavitoria.
Ficha técnica do projeto Expressarte:
Withmarsh Alves – Idealizador, Professor e Coordenador
Amanda Majuí, Ana Maria Martins e Emily Chacon – Professoras e Apoio Técnico
Lupa Silva e Willow Williams – Identidade Visual e Design
Julio Deunier – Cobertura Fotográfica
Cecí Oliveira – Assessoria de Imprensa
Dandara Dias – Assistente Administrativo e Apoio Técnico
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







