O governo brasileiro e as empresas Starlink e SpaceX poderão fechar parceria para o uso da tecnologia para ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na Amazônia. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, esteve reunido com o fundador da SpaceX, Tesla e Starlink, Elon Musk, na segunda-feira (15.nov.2021) para debater a parceria. O encontro aconteceu em Austin, Texas (EUA).
Segundo Fábio Faria, o uso da tecnologia para monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais, além de projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos foram os temas discutidos.
O ministro também falou da relevância do acordo para o desenvolvimento tecnológico de programas sociais. “Estamos trabalhando para fechar essa importante parceria entre o governo brasileiro e a empresa SpaceX. Queremos aliar a tecnologia desenvolvida por eles com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações. O nosso objetivo é levar internet para área rurais e lugares remotos, além de ajudar no controle de incêndios e desmatamentos ilegais na floresta amazônica”, afirmou Faria.
Ainda segundo o ministro, os cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude, das empresas de Elon Musk, podem colaborar no monitoramento, que poderá aliar a tecnologia das empresas de Musk com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.