A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap) informou que pelo menos 43 municípios potiguares estão sem doses da vacina contra a Influenza (gripe). Entre eles, Natal, a capital do estado, e Parnamirim, que fica localizada na região metropolitana. Em Mossoró, segunda maior cidade potiguar, as vacinas devem acabar ainda essa semana.
O levantamento feito pela Sesap traz dados do mês de dezembro e aponta que 43 municípios ainda não informaram sobre seus estoques. A secretaria enviou um ofício ao Ministério da Saúde (MS) solicitando 200 mil doses, mas não recebeu prazo de quando devem chegar ao RN.
Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou no mês de dezembro um ponto de vacinação contra a gripe; mas, os estoque zeraram antes do fim do mês. A secretaria informou que aguarda uma nova remessa dos imunizantes.
“O estado hoje não dispõe mais de doses de reserva para enviar para os municípios e seguimos em tratativa com o MS para que consigamos garantir o envio dessas doses. O surto (de gripe) ele está acontecendo de forma muito efetiva nesse período de janeiro e nós precisamos com algumas medidas, e a vacinação sendo a medida mais importante, garantir a mitigação de novos casos”, destacou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.
Nas últimas semanas o Rio Grande do Norte tem enfrentado um surto de síndrome gripal. No mês de dezembro, o estado registrou amostras positivas de Influenza A, incluindo do subtipo H3N2. De acordo com o setor de vigilância epidemiológica da Sesap, a cepa H3N2 é de alta transmissibilidade mas a vacina previne contra os casos graves.
Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque/Agência Saúde
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.