Pesquisa aponta que, durante a pandemia, o brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico

Pesquisa aponta que, durante a pandemia, o brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico

Brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico durante o primeiro ano da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a pesquisa ‘Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel’, realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), o brasileiro bebeu mais, ganhou peso e fez menos exercício físico durante a pandemia da covid-19. Isso ocorreu em 2020, especialmente durante o momento em que o país passou enfrentava o isolamento social, para frear o avanço do coronavírus.

A condição gerou uma elevação da taxa de pessoas com doenças crônicas, como a obesidade. Em 2019, a obesidade atingia 20,3% dos adultos nas capitais do País, mas, em 2020, a doença passou a afetar 21,5% deste grupo, com maior prevalência nos Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Ainda de acordo com a pesquisa, o índice nacional chega a quase o dobro do que foi registrado 14 anos antes, em 2006, quando só 11,8% da população era portadora desse tipo de comorbidade.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado