Estados vão manter congelamento do ICMS sobre combustíveis por mais dois meses

Estados vão manter congelamento do ICMS sobre combustíveis por mais dois meses

A decisão para o congelamento do ICMS por mais dois meses contou com o apoio dos 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal.

O Comitê Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta quinta-feira (27.jan.2022) a prorrogação por mais dois meses do congelamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre os combustíveis. Com a prorrogação, a medida vale até o dia 31 de março. A decisão contou com o apoio dos 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, que compõem o Confaz.

Os governadores haviam decidido, no dia 17 de janeiro, não renovar o congelamento do imposto, que acabará no fim de janeiro, mas mudaram de opinião. A medida ocorre em meio à alta dos preços dos combustíveis, provocada pelo aumento do petróleo no mercado internacional e do dólar. Os dois fatores são levados em conta pela Petrobras para reajustar os preços, como no aumento ocorrido no dia 11 de janeiro.

De acordo com o Confaz, os governadores defendem a criação de “soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis, como um fundo de equalização de preços”, disse o conselho, por meio de nota. Segundo o texto, os gestores estaduais consideram que só o congelamento do ICMS “não é suficiente para impedir os reajustes dos combustíveis, visto que os elementos centrais dos aumentos são a variação do dólar e a política da Petrobras de paridade com o mercado internacional do petróleo”, consideram.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo