RN aumenta 17,2% na arrecadação de impostos em 2021 e apresenta maior crescimento em duas décadas

RN aumenta 17,2% na arrecadação de impostos em 2021 e apresenta maior crescimento em duas décadas

Segundo dados do Boletim de Arrecadação de Tributos Estaduais do Conselho Nacional de Fazenda, órgão ligado ao Ministério da Economia, o Rio Grande do Norte teve um aumento de 17,27% na arrecadação de impostos estaduais em 2021. O resultado da arrecadação de impostos no ano passado foi o maior registrado no estado ao longo da série histórica iniciada em 1998.

O boletim aponta que somente a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com a venda de combustíveis e outros derivados de petróleo no estado subiu mais de 25% no período.

Ao todo, os impostos recebidos pelo estado cresceram de R$ 6,25 bilhões em 2020 para 7,33 bilhões ao longo de 2021. Apesar disso, o crescimento do RN ficou pouco abaixo da média da região Nordeste (17,90%) e dos estados brasileiros como um todo (22,13%).

Os principais impostos estaduais são:

  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
  • Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA)
  • Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD)

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado