Eclipse total da Lua ocorre na madrugada de amanhã (16) e pode ser visto em todo o Brasil; saiba o melhor horário

Eclipse total da Lua ocorre na madrugada de amanhã (15) e pode ser visto em todo o Brasil; saiba o melhor horário

De 0h às 2h da madrugada de segunda-feira (16.mai.2022), no horário de Brasília, o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 poderá ser visto em todo o Brasil. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e Lua se alinham e a Lua passa pela na sombra da Terra.

Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Além do território brasileiro, a Lua de Sangue poderá ser vista também em toda a América do Sul e Central e em partes da América do Norte, Europa e África.

O nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh, segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa . A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. Para observar o eclipse total da Lua, nenhum equipamento especial é necessário, podendo ser visto a olho nu.

Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa. “Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização”.

Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber