O Governo do Estado do Rio Grande do Norte alterou nesta quinta-feira (14.jul.2022), por meio do decreto Nº 31.679, a lista que reconhece as cidades afetadas pelas chuvas intensas no estado. Com a mudança, passam a integrar o conjunto mais cinco cidades: Nova Cruz, Boa Saúde, Jundiá, Brejinho e Taipu. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado.
A decisão altera o decreto Nº 31.671, lançado em 8 de julho de 2022, que estabelece 16 cidades afetadas pelas chuvas intensas, são elas: Natal, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Touros, Nova Cruz, Canguaretama, Montanhas, Várzea, Espírito Santo, Pedro Velho, Tibau do Sul e Ielmo Marinho. Com a nova medida, o número passa de 16 para 21 cidades reconhecidas.
De acordo com as informações publicadas no decreto, a decisão tem como base a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e os impactos causados pelo aumento das precipitações tanto do ponto de vista humano quanto material e ambiental. Ainda, dão suporte à decisão relatórios repassados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e o parecer técnico elaborado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do estado.
Panorama geral dos impactos das chuvas
Nesta quarta-feira (13.jul.2022), a Defesa Civil Nacional reconheceu três cidades do Rio Grande do Norte em situação de emergência: Parnamirim, Macaíba e Ceará-Mirim situação de emergência. Além destas, outros nove municípios distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul se encontram na mesma situação devido a desastres naturais. A divulgação da lista foi feita no Diário Oficial da União (DOU).
Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Gustavo Guedes/Ilustração/Por Dentro do RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.