‘Rei do futebol’ iniciou sua carreira aos 15 anos, no Santos Futebol Clube
Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu nesta quinta-feira (29.dez.2022), aos 82 anos, em São Paulo. O rei do futebol estava internado há um mês, desde o dia 29 de novembro de 2022, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde recebeu cuidados paliativos, depois que parou de responder ao tratamento quimioterápico que vinha fazendo desde setembro do ano passado, quando foi operado de um câncer no intestino.
Pelé recebeu o diagnóstico de metástases no pulmão, fígado e intestino. Não respondendo mais aos tratamentos, ele recebeu medidas de conforto, principalmente para aliviar a dor. Apesar de mais de um ano de luta contra o câncer, a causa da morte de Edson Arantes do Nascimento ainda não foi divulgada oficialmente.
Ao ser internado em São Paulo, Pelé apresentou um quadro de anasarca (inchaço generalizado), que é caracterizado por um inchaço generalizado e também apresentou insuficiência cardíaca descompensada.
Rei Pelé
O ex-jogador de futebol, Pelé, iniciou sua carreira aos 15 anos, no Santos Futebol Clube. Aos 16 fez sua estreia na Seleção Brasileira, onde conquistou três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970.
O melhor atacante de todos os tempos , no ano 2000, recebeu o título de Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e foi um dos dois vencedores conjuntos do prêmio Melhor Jogador do Século da FIFA. No mesmo ano foi eleito o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a IFFHS, Pelé é o segundo maior goleador da história do futebol em jogos oficiais, marcando 765 gols em 812 partidas, totalizando 1283 gols em 1363 jogos que incluem amistosos não oficiais, um recorde mundial do Guinness.
Pelé também é o maior goleador da história da seleção brasileira, com 77 gols em 92 jogos. Em clubes, ele é o maior artilheiro da história do Santos e os levou a várias conquistas, com destaque para duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes, vencidos em 1962 e 1963.
Foto: Ricardo Stuckert/CBF
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.