Apenas os casos de urgência estavam sendo atendidos
Os médicos anestesistas da Cooperativa dos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte (Coopanest) decidiram suspender a greve iniciada no dia 15 de dezembro do ano passado. A paralisação encerrou nesta sexta-feira (13.jan.2023), após acordo com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Natal.
Com a greve, a marcação de cirurgias eletivas através do Sistema Único de Saúde (SUS) foi interrompida, e apenas os casos de urgência estavam sendo atendidos. A situação causou superlotação nas unidades de saúde, como no hospital Walfredo Gurgel, onde há cerca de 80 pessoas nos corredores.
A estimativa é de que a paralisação tenha causado o atraso de cerca de 5 mil procedimentos, entre cirurgias eletivas e exames. Após retomar os serviços, a direção da cooperativa aguarda uma definição das secretarias de Saúde do Estado e de Natal para um plano de retomada das cirurgias.
Segundo a Coopanest, os procedimentos já marcados serão executados pelos profissionais da categoria. A cooperativa também afirmou que está disposta a promover mutirões cirúrgicos e outras ações para reduzir a quantidade de procedimentos eletivos represados em todo o estado.
Segundo a cooperativa, apesar do retorno das atividades, ainda há uma dívida de cerca de R$ 1 milhão por parte do poder público, referente a folha de pagamento de julho de 2022.
Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo Agência Saúde DF/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.