Anvisa suspende autorização de uso emergencial de medicamento para tratamento da Covid-19

Image

Remédio apresentou queda na ação contra as variantes do novo Coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento Evusheld (Tixagevimabe + Cilgavimabe) para tratamento da Covid-19. O remédio é indicado para prevenção, pré-exposição e tratamento de casos leves a moderados da doença, além de pacientes com alto risco de progressão e agravamento.

De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada com base na queda significativa da atividade do medicamento contra as variantes de preocupação do novo coronavírus em circulação no país, segundo dados apresentados pela empresa. Atualmente, a variante Ômicron e suas subvariantes predominam no Brasil, apresentando prevalência de 77% para a BQ.1 e de 15% para a BA.5.

A diretoria colegiada da Anvisa decidiu, por unanimidade, suspender temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento até que sejam apresentados dados que comprovem sua eficácia contra as variantes do SARS-CoV-2 em circulação no país.

Caso existam lotes do medicamento em território brasileiro, a empresa detentora da autorização deve comunicar aos profissionais de saúde a ineficácia do produto contra as variantes em circulação do SARS-Cov-2. O remédio só deve ser utilizado em pacientes infectados por alguma variante do vírus que seja suscetível ao medicamento.

Foto: Marcelo Carmargo/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo