Ibaneis diz que documento achado na casa de Anderson Torres revela intenção de golpe

Ibaneis diz que documento achado na casa de Anderson Torres revela intenção de golpe

O governador do DF concedeu sua primeira entrevista coletiva após o retorno ao cargo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou hoje (16.mar.2023), que um rascunho de um eventual decreto presidencial apreendido na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro, Anderson Torres, mostra que, independentemente de não ter nenhuma assinatura, alguém pensou em planejar um golpe de Estado.

A fala foi feita em sua primeira coletiva de imprensa depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes o autorizou a reassumir o cargo após 64 dias afastado do comando do Poder Executivo do Distrito Federal. Moraes determinou o afastamento de Ibaneis após a invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do prédio da Suprema Corte em 8 de janeiro.

O ex-ministro Anderson Torres, que assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal em 2 de janeiro, está preso desde 14 de janeiro, acusado pela Polícia Federal (PF) de ter sido omisso e facilitado os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A minuta do decreto citada por Ibaneis foi encontrada na casa de Torres, por policiais federais que cumpriam um mandado de busca e apreensão.

Se colocada em prática, a medida possibilitaria que o resultado das últimas eleições presidenciais fosse invalidado. Em depoimento, Torres desqualificou o documento, dizendo que seu teor não tem “viabilidade jurídica”. Ele também assegurou à PF que não sabe quem redigiu o texto, que recebeu quando ministro da Justiça.

Ibaneis explicou que Torres foi seu secretário de Segurança entre 2019 e 2021 e que é uma pessoa em quem ele confiava. Quando o ex-presidente Bolsonaro perdeu a eleição, Ibaneis entendeu que Torres seria uma boa pessoa para voltar ao governo do Distrito Federal.

Ibaneis ainda lembrou que, após a situação ocorrida em 12 de dezembro, quando manifestantes tentaram invadir o prédio-sede da Polícia Federal, no centro de Brasília, o governo do Distrito Federal tentou desmobilizar o acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Sobre o seu afastamento, o governador do DF afirmou que foi difícil, mas que entende ter sido necessário.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber