Até o momento, pelo menos três órgãos emitiram pareceres sobre a situação
Após um ataque com explosivos na terça-feira (21.mar.2023) à Ponte de Igapó, na capital do Rio Grande do Norte, órgãos públicos emitiram opiniões divergentes sobre os danos causados na estrutura. Até o momento, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (CREA-RN) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) analisaram a situação.
O Itep afirmou que a estrutura da ponte não foi danificada pelo artefato explosivo, mas o CREA-RN discordou, alegando que a corrosão encontrada no local não foi causada pelo tempo, mas sim pelo impacto da explosão.
O Dnit, por sua vez, realizou uma inspeção após a explosão e afirmou que não há comprometimento estrutural na ponte e que não há risco de colapso.
No entanto, o órgão afirmou que um único elemento no primeiro pilar foi danificado e que será reparado por uma empresa de manutenção nos próximos dias. Segundo o Dnit, outros elementos da ponte, como vigas longitudinais e lajes, não sofreram danos.
Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.