OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

OMS declara fim da emergência em saúde por varíola dos macacos

Varíola dos macacos matou 140 pessoas em 111 países

A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o status de emergência em saúde pública de importância internacional da mpox, também conhecida como varíola dos macacos, nesta quinta-feira (11.mai.2023). Em julho de 2022, a entidade decretou o status de emergência em razão do surto da doença em diversos países. Mais de 87 mil casos e 140 mortes foram reportadas em 111 países.

Segundo a OMS, houve uma queda de quase 90% nos casos da doença nos últimos três meses em comparação com o trimestre anterior. No entanto, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ressaltou que a mpox continua a apresentar desafios significativos que exigem uma resposta robusta, proativa e sustentável, especialmente para pessoas com infecção por HIV não tratada.

“Entretanto, assim como com a covid-19, o fim da emergência não significa que o trabalho acabou. A mpox continua a apresentar desafios de saúde pública significantes que precisam de uma resposta robusta, proativa e sustentável”, explicou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Varíola dos macacos

A mpox é uma doença zoonótica viral que pode ser transmitida para humanos por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados, febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. O período de incubação pode variar de três a 21 dias. Depois que as crostas na pele desaparecem, a pessoa infectada deixa de transmitir o vírus.

Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

GPA, dono do Pão de Açúcar e Extra, pede recuperação extrajudicial de R$ 4,5 bi RN confirma 2º caso de superfungo Candida auris e investiga falha em limpeza hospitalar Caso Vorcaro: As mensagens secretas com Moraes e a transferência para presídio federal Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade