Polícia desativa “gato” de energia em restaurante em Mossoró

Polícia desativa “gato” de energia em restaurante em Mossoró

Empresário foi conduzido pela PM para a Delegacia de Plantão e autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica

A Polícia Militar (PM) e equipes técnicas da Neoenergia Cosern descobriram e desativaram uma ligação clandestina de energia em um restaurante localizado no Centro de Mossoró. O dono do estabelecimento foi detido e conduzido à Delegacia de Plantão, sendo autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica. Ele permanecerá sob custódia à espera de audiência judicial.

O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (31.mai.2023). O furto de energia, conhecido como “gato”, é uma infração prevista no artigo 155 do Código Penal e pode resultar em até oito anos de prisão para os responsáveis por essa irregularidade, que inclui fraude, furto ou adulteração do medidor.

Além de ser uma prática criminosa, o “gato” representa um risco de vida tanto para quem o realiza quanto para aqueles próximos ao local. A conexão clandestina também causa perturbações no fornecimento de energia da região e pode levar à queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

Operação Varredura

A operação de combate às ligações clandestinas, conhecida como Operação Varredura, vem sendo intensificada em todo o Rio Grande do Norte. Ao longo de 2022, foram realizadas 55.345 inspeções, resultando na identificação de 5.487 irregularidades em parceria com as autoridades de segurança.

A quantidade total de energia recuperada, que estava sendo desviada, seria suficiente para abastecer todo o estado por um dia e meio. No ano passado, as autoridades policiais prenderam quatro pessoas em todo o Rio Grande do Norte por praticarem esse tipo de crime.

Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer
Pular para o conteúdo