Empresário foi conduzido pela PM para a Delegacia de Plantão e autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica
A Polícia Militar (PM) e equipes técnicas da Neoenergia Cosern descobriram e desativaram uma ligação clandestina de energia em um restaurante localizado no Centro de Mossoró. O dono do estabelecimento foi detido e conduzido à Delegacia de Plantão, sendo autuado em flagrante pelo crime de furto de energia elétrica. Ele permanecerá sob custódia à espera de audiência judicial.
O caso aconteceu na tarde dessa quarta-feira (31.mai.2023). O furto de energia, conhecido como “gato”, é uma infração prevista no artigo 155 do Código Penal e pode resultar em até oito anos de prisão para os responsáveis por essa irregularidade, que inclui fraude, furto ou adulteração do medidor.
Além de ser uma prática criminosa, o “gato” representa um risco de vida tanto para quem o realiza quanto para aqueles próximos ao local. A conexão clandestina também causa perturbações no fornecimento de energia da região e pode levar à queima de eletrodomésticos dos vizinhos.
Operação Varredura
A operação de combate às ligações clandestinas, conhecida como Operação Varredura, vem sendo intensificada em todo o Rio Grande do Norte. Ao longo de 2022, foram realizadas 55.345 inspeções, resultando na identificação de 5.487 irregularidades em parceria com as autoridades de segurança.
A quantidade total de energia recuperada, que estava sendo desviada, seria suficiente para abastecer todo o estado por um dia e meio. No ano passado, as autoridades policiais prenderam quatro pessoas em todo o Rio Grande do Norte por praticarem esse tipo de crime.
Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.