Denúncia aponta que presos do RN sofrem tortura com quebra de dedos

Denúncia aponta que presos do RN sofrem tortura com quebra de dedos

A técnica de quebra-dedos foi identificada em cinco estados, incluindo o RN

Presos do Rio Grande do Norte estão sendo submetidos a sessões de tortura que resultam em fraturas nas mãos, segundo denúncia do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, divulgadas pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (12.jun.2023). A técnica de quebra-dedos foi identificada em cinco estados, incluindo o RN.

O caso está sendo investigado pelas autoridades do Ceará, que flagraram as práticas. Segundo o jornal, um ex-secretário estadual é apontado como um dos “idealizadores” do procedimento – porém, a prática teria continuado após a saída do secretário. A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte afirmou que encaminha para apuração toda notícia de possíveis violações.

O Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura é um órgão que atua no monitoramento das condições dos internos em todo o país. Segundo Bárbara Suelen Coloniese, perita do Mecanismo, a prática já foi identificada em outros estados, além do Ceará, como Roraima, Amazonas e Pará.

O fato coincide com locais de atuação da FTIP (Força Tarefa de Intervenção Penitenciária), espécie de Força Nacional para atuação em presídios. A técnica de quebra-dedos foi identificada novamente no RN no fim do ano passado, após outra inspeção do Mecanismo.

A perita Bárbara explica que, mesmo após a saída das equipes do FTIP, o “procedimento” continua sendo utilizado pelos policiais penais, que receberam treinamentos dessa força.

O Rio Grande do Norte é apontado como um dos laboratórios do chamado “procedimento”, que teria surgido após o “Massacre de Alcaçuz”, em 2017, quando a equipe de intervenção federal foi enviada ao estado para colocar fim à guerra de facções que havia deixado 26 mortos.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer
Pular para o conteúdo