O estudo da ANTP passou por análises e correções, mas já foi finalizado e devolvido para o município.
A licitação do transporte público de Natal é aguardada pela população e deverá ocorrer até o final deste ano, segundo a secretária municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (26.jun.2023) pelo Novo Notícias.
Após anos de prazos e adiamentos, a análise de um estudo sobre o sistema de transporte de Natal, realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), é um dos passos recentes no processo.
A lei de 2018, que apresentava exigências que inviabilizavam a participação das empresas na licitação, foi revogada em maio de 2023 pela Câmara Municipal de Natal. Segundo o portal, o estudo da ANTP passou por análises e correções, mas já foi finalizado e devolvido para o município.
A falta de regulamentação do transporte público desde 2010 tem impedido investimentos em qualidade e ampliação da frota. O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (Seturn) solicitou a realização da licitação e destaca a omissão da Prefeitura nesse processo.
O Seturn também ressalta a necessidade de requalificação das linhas de ônibus para melhor atender às necessidades dos passageiros. Além disso, acredita-se que obstáculos externos estão dificultando a realização da licitação.
Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.