Conselho de Psicologia do RN se soma a diversas entidades contra práticas de tortura em presídios

Conselho de Psicologia do RN se soma a diversas entidades contra práticas de tortura em presídios

Mecanismos atuantes na área lançaram nota técnica demonstrando apoio ao Projeto de Lei nº 11/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa do RN e que trata do tema

Com o objetivo de criar no Rio Grande do Norte o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, o Projeto de Lei Complementar (PLC) de nº 11/2023 está em tramitação na Assembleia Legislativa do estado. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP-17/RN), tendo em vista a importância de sua implementação para coibir práticas abusivas e que violam os direitos humanos no sistema prisional.

Pensando em subsidiar a compressão da sociedade e dos parlamentares quanto a importância da aprovação do PLC, o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), a Defensoria Pública da União (DPU), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte (CEPCT/RN) lançaram uma Nota Técnica.

Em seu texto, a nota apresenta dados sobre denúncias de tortura no RN, tendo como base relatórios produzidos em 2017, 2018 e 2022, que trazem uma série de relatos de violência institucional física e psicológica, tortura e violência policial sofridas por pessoas privadas de liberdade, assim como as suas famílias. O texto também destaca a importância da aprovação do PLC, fornecendo os parâmetros jurídico-legais para isso.

Luta da Psicologia

Em apoio a essa demanda, o CRP-17/RN enviou ofício para os deputados e deputadas estaduais do RN, solicitando voto favorável ao PLC 11/2023. De acordo com a conselheira e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho, Luana Cabral, a inserção da Psicologia nessa pauta é algo já esperado.

“Um dos pilares da Psicologia é uma atuação intransigente em defesa dos direitos humanos e é com base nesse princípio que apoiamos a aprovação desse PLC”, explica Luana. “O CRP-17/RN entende que a construção de uma sociedade livre de todas as violências é pauta urgente e necessária para romper com as atuais políticas de Estado que reforçam a opressão e exclusão”, complementa.

O CRP-17/RN integra o CEPCT/RN, neste momento ocupando sua presidência, por meio do membro colaborador do Conselho, Gustavo de Aguiar Campos (CRP-17/ 4917). De acordo com ele, a população também precisa se somar a essa luta, que é mais um passo no cumprimento do compromisso brasileiro, firmado internacionalmente, de erradicar a tortura no país.

“Ao contrário do que as pessoas imaginam, situações de tortura, maus tratos e tratamentos cruéis, desumanos e degradantes continuam acontecendo em espaços de privação de liberdade. Não se trata somente do sistema prisional, mas dos hospitais psiquiátricos, das instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, das comunidades terapêuticas, das instituições de longa permanência para idosos, do sistema socioeducativo, dentre outras instituições”, alerta Gustavo.

“Considero que a aprovação do PLC em questão seja um ganho para a toda a sociedade, por isso que devemos nos unir pela sua aprovação. Espero que as/os parlamentares possam se sensibilizar à pauta e entender do que ela de fato se trata: prevenir e combater um crime de lesa-humanidade”, finaliza o coordenador do CEPCT/RN.

Quem desejar ler a Nota Técnica completa, pode acessar o site www.crprn.org.br e conferir o texto. No site, também é possível assinar um formulário em apoio à nota e seu objetivo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo