O presidente da Fundase, Herculano Campos, agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram para superar os desafios e afirmou que muito trabalho espera pelos novos servidores
Nesta terça-feira (11.jul.2023), após 25 anos sem concurso público, o governo do Rio Grande do Norte iniciou a assinatura dos termos de posse dos 577 candidatos aprovados no certame para cargos efetivos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).
Os novos servidores, que incluem agentes socioeducativos, técnicos de nível médio e superior, analistas socioeducativos e analistas administrativos, atuarão tanto na sede da instituição quanto nas unidades de atendimento em Natal, Parnamirim, Caicó e Mossoró.
A Fundase tem a responsabilidade de executar medidas socioeducativas em meio fechado para adolescentes que cometeram atos infracionais. Para marcar a chegada dos novos servidores, uma cerimônia de boas-vindas foi realizada, na qual a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do trabalho desses profissionais, enfatizando que eles têm a missão de garantir dignidade e cidadania aos jovens que necessitam do sistema socioeducativo.
Além de fortalecer o quadro de pessoal da Fundase, as contratações são uma etapa fundamental de um acordo entre o governo e o Ministério Público do Rio Grande do Norte, visando à conclusão do processo que resultou na intervenção judicial na antiga Fundac entre 2014 e 2018.
A governadora Fátima Bezerra (PT) lembrou desse período dramático, no qual o Estado reconheceu sua incapacidade de administrar o setor, e ressaltou o trabalho realizado para reestruturar a Fundase, que agora pode se tornar referência nacional no atendimento socioeducativo.
Durante a cerimônia, o promotor de justiça Marcus Aurélio de Freitas Barros, que acompanhou todo o processo de intervenção, enfatizou a importância de ter um governo sensível à situação de adolescentes em grande vulnerabilidade social. Ele destacou que a Fundase precisa de pessoas comprometidas em transformar vidas por meio de suas funções. O presidente da Fundase, Herculano Campos, agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram para superar os desafios e afirmou que muito trabalho espera pelos novos servidores.
Foto: Sandro Menezes
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.