A empresa responsável pelas obras já iniciou a instalação de tapumes na área
Moradores de Tibau do Sul, um dos mais importantes destinos turísticos do Rio Grande do Norte, realizaram um protesto, neste sábado (15.jul.2023) contra a construção de um empreendimento imobiliário nas proximidades do Chapadão de Pipa. A empresa responsável pelas obras já iniciou a instalação de tapumes na área, o que motivou os manifestantes a se reunirem em um ato simbólico de “abraço” ao chapadão e, posteriormente, se dirigirem à sede da construtora no centro do distrito.
Os protestantes alegam que a construção irá ocupar uma área de preservação do chapadão e implicará na construção de uma piscina e alguns prédios sobre essa região natural, prejudicando sua vista panorâmica e destruindo parte da mata virgem e verde característica do local. Eles questionam a licença concedida pelas autoridades locais, argumentando que a empreitada é agressiva ao meio ambiente e à paisagem local.
Em resposta, a prefeitura de Tibau do Sul e o Instituto de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmam que a construção possui licenciamento ambiental adequado e respeita as normas para a implantação do canteiro de obras. Os órgãos responsáveis anunciaram que farão fiscalizações para garantir o cumprimento das regras durante a construção.
O empreendimento em questão abrange a construção de um condomínio residencial com 246 unidades habitacionais, distribuídas em 11 blocos, ocupando uma área de 21.996,59 metros quadrados. O licenciamento ambiental para o canteiro de obras foi emitido em julho de 2022 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). Contudo, os moradores contestam a legalidade da construção e alegam que a área é pública e deve ser preservada como patrimônio turístico do município.
Foto: Gabriela Lyra
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.