Pacote de medidas prevê aumento da frota, linhas retomadas e benefícios para os usuários
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou, nesta quarta-feira (26.jul.2023) um pacote de medidas com o objetivo de aprimorar o sistema de transporte público, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Dentre as ações, destaca-se a incorporação de 100 veículos à frota, sendo 50 ônibus novos e 50 seminovos.
Além disso, seis linhas de ônibus que haviam sido suspensas durante a pandemia da covid-19 serão retomadas, proporcionando a ampliação no atendimento no território da cidade pelo sistema público de transporte.
Segundo o prefeito, com as melhorias propostas, o Município se comprometeu a isentar o setor do Imposto Sobre Serviços (ISS) até dezembro de 2024, além de abater a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica das dívidas e créditos judiciais das empresas junto à Prefeitura.
As iniciativas foram acordadas em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-RN), e foram apresentadas em coletiva de imprensa realizada no Palácio Felipe Camarão, após o prefeito vistoriar os novos veículos entregues pelas empresas na garagem da Transnacional, na zona Norte.
As linhas que voltarão a operar incluem a N-61 – Soledade/Ribeira via Av. das Fronteiras, 581 – Vila Verde/Santa Catarina via Av. Pompéia, 587 – Encanto Verde/Village do Prata via Planalto, 585 – Guarapes/Village do Prata via Planalto, 589 – Felipe Camarão/Nova Cidade via Rodoviária/Jardim América e 593 – Circular Residencial Redinha.
Além dessas mudanças, o sistema de transporte público também terá um aumento de 11,5% na quilometragem percorrida pelas linhas, resultando em mais viagens disponíveis para os passageiros. O tempo de integração temporal passará de 60 para 90 minutos para os usuários que realizarem a biometria facial, a ser realizada em até 180 dias pelo sistema NatalCard.
Ainda segundo a prefeitura, também haverá aumento de viagens em todas as linhas do sistema de transporte público de passageiros. Segundo o Município, a quantidade de viagens nos dias úteis aumentará em 20%. Já aos sábados, o aumento será de 12%. Aos domingos, o aumento será de 31%.
Para as linhas que passam na região central – Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Ribeira e arredores – as últimas viagens devem passar no mínimo às 22h30 nos dias úteis. Já aos sábados e domingos, a passagem na região deverá ser no mínimo às 21h00. Já para as linhas que circulam na Zona Sul – Lagoa Nova, Candelária, Ponta Negra e arredores – as últimas viagens devem passar entre 23h00 e 00h00, no mínimo, nos dias úteis e sábados. Já aos domingos, a passagem deverá ser no mínimo às 22h30.
O prefeito enfatizou que os desafios relacionados à mobilidade urbana são comuns a todas as gestões públicas no país e ressaltou a importância de uma cooperação entre os governos federal, estadual e municipal para o financiamento adequado dos sistemas de transporte. Apesar das melhorias, não há previsão para reajuste da tarifa, sendo esperado que as medidas adotadas resultem em um aumento do número de passageiros, contribuindo positivamente para o equilíbrio financeiro do sistema.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.