Operação Ruptura contou com o apoio de escritórios de advocacia representando diversas marcas afetadas pelos produtos falsificados
Mossoró, cidade localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte e a segunda maior do estado, foi palco de uma importante operação da Receita Federal nesta quarta-feira (2,jul.2023). Na ação, foram apreendidas duas toneladas de mercadorias irregulares, incluindo roupas, bolsas, sapatos e materiais eletrônicos, em comércios e depósitos no centro da cidade.
De acordo com a Receita, a ação envolveu a fiscalização de 23 alvos, resultando em mercadorias falsificadas estimadas em cerca de R$ 2 milhões. O chefe da Divisão de Vigilância e Repressão, Gustavo Medeiros, alertou para os riscos à saúde dos consumidores ao adquirirem produtos falsificados, que não possuem as mesmas garantias de originais e não atendem às normas técnicas de fabricação, higiene e segurança.
Além disso, segundo a Receita, as mercadorias prejudicam a concorrência leal no mercado e, em alguns casos, podem estar financiando o crime organizado.
A Operação Ruptura, nome dado à ação, contou com o apoio de escritórios de advocacia representando diversas marcas afetadas pelos produtos falsificados. A Receita destacou a importância dessa operação na proteção dos interesses nacionais, da indústria brasileira e da população, ressaltando que produtos piratas, especialmente brinquedos, podem trazer diversos danos aos consumidores.
O nome da operação faz referência ao significado de Mossoró em tupi-guarani, que remete a corte, erosão ou ruptura. Além dos servidores da Receita, policiais rodoviários federais também colaboraram na ação de fiscalização.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.